Startup brasileira de dados e IA capta R$ 5 milhões em primeira rodada de investimento

Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt. Imagem: Francine Orso/Reprodução. (startup)

A Nekt, startup brasileira especializada em plataforma de dados e inteligência artificial, captou R$ 5 milhões em sua primeira rodada de investimento, liderada pela Alexia Ventures. O aporte também conta com a participação dos fundadores da RD Station, Trybe, Hapana e Luxor Group.

A empresa, que atualmente atende 40 clientes, tem como meta alcançar 100 até o final de 2025 e 400 em 2026. Os recursos serão destinados ao desenvolvimento do produto, expansão de mercado e consolidação da companhia no setor de tecnologia.

“Seguimos na missão de simplificar o acesso a dados e IA, criando a base que empresas precisam para tomar decisões, automatizar processos e acelerar resultados”, afirma Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt.

Leia também: Brasil quer ser o ‘oásis verde’ dos data centers globais

Plataforma unificada

A Nekt oferece uma plataforma que centraliza engenharia, análise e ativação de dados em um único ambiente. As empresas utilizam a solução para reunir informações de diferentes fontes, organizá-las em sua própria nuvem e executar transformações que incluem desde consolidações básicas até análises avançadas com modelos de inteligência artificial.

A plataforma conta com IA nativa para auxiliar na análise, organização e geração de insights, disponibilizando dados prontos para uso interno ou consumo por sistemas de Business Intelligence (BI), assistentes e agentes externos.

Segundo a empresa, a abordagem reduz significativamente o tempo e custo para estruturar, operar e escalar dados. O processamento é feito diretamente na nuvem dos clientes, garantindo segurança e controle, além de oferecer interfaces simplificadas para equipes de negócio como produto, marketing, finanças e operações.

Aposta no mercado global

A Nekt nasceu com foco global, tendo seus primeiros clientes nos Estados Unidos, Austrália e Brasil. Entre as empresas que utilizam a plataforma estão Seazone, Hapana, BT Créditos, OneBlinc, Scholars of Finance e HighNote.

“O que mais nos impressionou foi como seus clientes PME’s apresentam baixa fricção no uso da plataforma, tornando-se mais eficientes que seus concorrentes”, comenta Patrick Arippol, cofundador da Alexia Ventures, fundo responsável pelo investimento.

Segundo Duarte, a empresa identificou um problema estrutural no mercado: a maioria das empresas não possui uma base de informações organizada que permita construir uma cultura orientada por dados. “Decidimos avançar nesse espaço, construindo uma proposta de valor que gera impacto imediato, mas que também prepara essas empresas para o futuro”, explica o CEO.

Mercado em expansão

O setor de dados e inteligência artificial tem atraído crescente interesse de investidores no Brasil. A Nekt se posiciona como uma alternativa nacional a plataformas internacionais como a Databricks, oferecendo soluções adaptadas às necessidades do mercado local e de empresas em crescimento.

A startup foi fundada após um processo de pesquisa com empresas para entender os principais desafios na utilização de dados, especialmente no contexto de aceleração da inteligência artificial. O resultado foi o desenvolvimento de uma plataforma que busca democratizar o acesso a tecnologias de dados para empresas de médio porte.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!