Latam é acusada de abandonar idosos no Aeroporto de Brasília

Uma família acusa a Latam de negligência e abandono após um casal de idosos com mobilidade reduzida ter sido deixado desacompanhado na área externa do Aeroporto Internacional de Brasília. Antônia Costa Batista, de 80 anos, e seu marido, Antônio Batista, de 86, que necessitam de cadeira de rodas e possuem problemas de saúde, chegaram de um voo de Fortaleza e, segundo a filha, foram deixados sozinhos em uma mureta. O caso aconteceu no último domingo (25) após o desembarque do casal, previsto para as 7h25. A filha, Eleni Costa, que os aguardava, só os encontrou quase duas horas depois, com a ajuda de uma desconhecida que os viu em situação vulnerável. “Eles estavam com frio, fome e desamparados. Até a cadeira de rodas foi retirada”, afirmou a empresária, que havia solicitado previamente à companhia um serviço de acompanhamento especial.

Quem encontrou o casal de idosos foi uma mulher que passava pela área externa do aeroporto e se compadeceu com a situação. Ela pegou o celular da Dona Antônia e encontrou o número de telefone do filho dela, irmão de Eleni, que mora em Fortaleza. Só assim a empresária descobriu onde os pais estavam e, por volta das 9 horas da manhã, flagrou a negligência. Em um vídeo gravado no momento do encontro, Eleni mostra os pais sentados em um canteiro. “E aí eu saí procurando, saí procurando. E quando eu voltei, eu me deparei com ela, que estava sentadinha assim na mureta de cimento, encostada, chorando, e uma mulher conversando com ela, que era a pessoa que estava ajudando eles. Fiquei desesperada. E aí eu filmei”, contou Eleni. 

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A empresária e filha do casal relata que, ao procurar pelos pais, funcionários da companhia davam respostas evasivas, atribuindo a demora ao tamanho do aeroporto. A família registrou um boletim de ocorrência, e a Polícia Civil do Distrito Federal investiga o caso como abandono de idosos. Em nota, a Latam informou que discorda da denúncia. A empresa alega que prestou o serviço de assistência e que, ao desembarcar, o casal “optou por aguardar a chegada de seus familiares na área externa do aeroporto, dispensando o serviço de acompanhante”. A companhia finalizou lamentando os transtornos causados pelo ocorrido.

*Com informações de Matheus Dias

*Reportagem produzida com auxílio de IA