TIM e Usina Santa Terezinha levam rede 4G a mais de 700 mil hectares no Paraná
A TIM e a Usina Santa Terezinha, maior exportadora de açúcar VHP da região Sul do Brasil, firmaram parceria para expandir a cobertura 4G no interior do Paraná. O projeto prevê a conectividade de mais de 700 mil hectares – sendo 300 mil de área produtiva – e contempla 51 municípios na região noroeste do estado. O investimento total é de R$ 44 milhões.
A iniciativa contempla a instalação de infraestrutura móvel em áreas rurais com o objetivo de ampliar o acesso digital em mais de 5.200 propriedades, além de escolas e unidades de saúde. Também estão previstas ações de conectividade para apoiar o processo de digitalização das operações da usina, com sede em Maringá (PR).
O projeto integra o programa Paraná Competitivo, criado pelo governo estadual para atrair novos empreendimentos com potencial de geração de emprego e renda. A expectativa é que a cobertura 4G traga impacto positivo não apenas para a produtividade agrícola, mas também para comunidades locais com restrições de acesso à internet e serviços digitais.
Inclusão digital e uso agrícola
A cobertura 4G será usada pela Usina Santa Terezinha para aplicações como monitoramento em tempo real de colheitas e operação de máquinas agrícolas, bem como para ampliar o acesso de moradores a serviços públicos. Segundo a TIM, o projeto também permitirá a conexão de duas escolas municipais e sete unidades básicas de saúde.
A TIM já cobre, com sua rede 4G no campo, mais de 22 milhões de hectares e atua em parceria com mais de 60 grupos do agronegócio. A meta da operadora é alcançar 26 milhões de hectares ainda em 2025.
A Usina Santa Terezinha emprega mais de 8 mil pessoas em 35 municípios no Paraná e em Mato Grosso do Sul, com unidades produtoras em cidades como Maringá, Paranacity, Terra Rica, Rondon, Cidade Gaúcha, Ivaté, Umuarama, Tapejara e Paranaguá. A empresa atua na produção de açúcar, etanol e bioeletricidade, e mantém infraestrutura logística ferroviária e biofábricas de mudas.
Conectividade rural e IoT
A TIM lidera o mercado móvel no Paraná, com quase 50% de participação e cobertura 4G em 100% dos 399 municípios. A empresa também oferece rede NB-IoT, tecnologia voltada à conexão massiva de dispositivos, presente em mais de 5.100 cidades brasileiras. Essa infraestrutura é utilizada para habilitar soluções de Internet das Coisas (IoT), como telemetria de equipamentos, rastreamento de frotas e sensores ambientais.
A operadora informou ainda que sua rede 4G no campo já alcança mais de 311 mil propriedades e beneficia 1.043 municípios. Além disso, estão conectadas 455 escolas públicas rurais e 147 unidades básicas de saúde.
O post TIM e Usina Santa Terezinha levam rede 4G a mais de 700 mil hectares no Paraná apareceu primeiro em TeleSíntese.