Taxação de Trump vai inviabilizar exportações de aço, diz instituto

O Instituto Aço Brasil recentemente participou de uma discussão na Câmara dos Deputados sobre as novas tarifas impostas pelos Estados Unidos, que ameaçam inviabilizar as exportações brasileiras de aço. Marco Polo Lopes, presidente do Instituto, destacou as dificuldades que o setor enfrentará com as tarifas anunciadas pelo governo de Donald Trump. Anteriormente, as negociações sobre tarifas de aço e alumínio estavam progredindo, e o setor conseguiu resistir a uma perda de 8 a 10% no volume de exportações. No entanto, a nova tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto, representa um desafio significativo.

Desde março de 2018, quando Trump implementou tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, o Brasil conseguiu uma isenção parcial. Agora, em 2025, o país terá que arcar com a tarifa de 50%, dobrando o impacto sobre o setor. O governo federal destaca que o Brasil mantém um superávit comercial com os Estados Unidos, mas o aumento tarifário pode inviabilizar o comércio de aço e alumínio no mercado americano. Em 2024, o Brasil exportou 2,3 bilhões de dólares em aço, enquanto importou 1,4 bilhão de dólares.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e de especialistas indicam que as tarifas anteriores já prejudicaram marginalmente o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Com as novas tarifas, o setor pode enfrentar uma perda de até 1,5 bilhão de dólares em exportações.

Com informações de Aline Becketty

*Reportagem produzida com auxílio de IA