‘Dia da Grande Ajuda’ marca o fim das festividades da coroação do rei Charles III

O Dia da Grande Ajuda marca o fim das celebrações de coroação do rei Charles III. Nesta segunda-feira, 8, os britânicos foram convidados a participar de atividades de voluntariado. Depois da cerimônia solene de coroação na Abadia de Westminster, no sábado, 6, e de um dia mais festivo com milhares de almoços coletivos nos bairros no domingo, esta segunda-feira será dedicada à caridade. A coalizão de associações e grupos religiosos que organizam a iniciativa espera reunir centenas de milhares de voluntários, em um esforço conjunto em que participam mais de 1.500 organizações beneficentes. O rei Charles e a rainha Camilla não participarão deste festival batizado como “Big Help Out” (A Grande Ajuda, em tradução livre), informou o Palácio de Buckingham. Mas outros membros da família real marcarão presença. O herdeiro, o príncipe William, participará de uma aula de treinamento de filhotes de cachorros no Centro de Treinamento de Cães-Guia para Cegos.

No domingo, durante o concerto de coroação, o primogênito de Charles subiu ao palco e prestou homenagem ao pai. Falou sobre sua paixão de longa data pela ecologia, sua ajuda a milhares de jovens carentes e sua defesa de todas as religiões. Também fez uma referência à avó, a falecida Elizabeth II, dizendo: “Eu sei que ela está nos olhando lá de cima”. “Seria uma mãe muito orgulhosa”, disse o príncipe. 20 mil pessoas participaram do evento e se empolgaram ao som da cantora norte-americana, Katy Perry, a banda pop britânica dos anos 1990 Take That  e o cantor Lionel Richie. Telões foram instalados por todo o país para acompanhar o evento, que contou com uma orquestra de 70 músicos e no qual vários atores como Pierce Brosnan, Hugh Jackman e Joan Collins relembraram dados biográficos sobre o rei. Charles, de 74 anos, e Camilla, de 75, compareceram à cerimônia em um camarote real montado no castelo.

aceno do Rei (1)

Rei Charles III e rainha Camilla saúdam a multidão no Palácio de Buckingham │PA Images via Reuters Connect

A coroação de Charles III, a primeira em 70 anos, com tradições e rituais de quase mil anos e reuniu casas reais, líderes mundiais e representantes da comunidade britânica e instituições de caridade. O governo, no entanto, está sendo duramente criticado pela prisão de defensores da república no Reino Unido, que foram detidos antes mesmo de iniciarem um protesto planejado no sábado. Graham Smith, diretor do movimento antimonarquista “Republic”, disse à BBC no domingo que “foi tudo uma tentativa deliberada de interromper e reduzir” o protesto. Esta segunda-feira foi declarada feriado para encerrar as comemorações e para que as pessoas possam aproveitar os atos de domingo, sem se preocupar com as responsabilidades do dia seguinte.

*Com informações da AFP