Gerenciamento de ESG será comum para 80% dos líderes de trabalho digital até 2027

gerenciamento de ESG

Um estudo sobre Gerenciamento de ESG, divulgado essa semana pelo Gartner, prevê que cerca de 80% dos líderes de locais de trabalho digital (ou digital workplace, no termo em inglês) integrarão ferramentas eletrônicas de gestão e relatórios ESG até 2027. Atualmente são menos de 5%.

Segundo Stuart Downes, Vice-Presidente e Analista do Gartner, conforme a sustentabilidade se torna prioridade para CEOs e executivos de negócios, essas ferramentas crescerão em adoção e maturidade. “Hoje, poucas ferramentas de digital workplace oferecem dados sobre sustentabilidade, e as que oferecem geralmente se concentram no consumo de energia de dispositivos, que nos locais de trabalho digital representam apenas cerca de 15% das emissões”, diz, em comunicado.

Veja ainda: comunicação cérebro-computador preocupa cientista

Além disso, lembra o Gartner, ao longo dos próximos anos entrarão em vigor requisitos regulatórios de ESG na União Europeia e na Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). Além disso, diz a consultoria, ter capacidades de suporte à decisão e análise é fundamental para identificar oportunidades de melhorias em ESG.

“O número de dispositivos e equipamentos utilizados por funcionários ganhará destaque à medida que as empresas buscam otimizar as emissões de carbono”, diz Downes. “As empresas devem trabalhar com fornecedores de ferramentas, priorizando novas capacidades para medir e relatar os dados de sustentabilidade que os líderes de ESG exigem.”

Ferramentas para o Gerenciamento de ESG

Para reduzir emissões de carbono, fornecedores de ferramentas de trabalho digital devem adicionar capacidades de relatórios de sustentabilidade às ofertas, diz o Gartner. Isso inclui gerenciamento de endpoint unificado (UEM), desktop como serviço (DaaS), experiência digital dos funcionários (DEX) e condutores de plataformas digitais.

O foco deve estar em fornecer formas de medir a sustentabilidade ambiental da operação e ajudar a atender requisitos regulatórios de energia. Também a reduzir custos à medida que a vida útil dos dispositivos é estendida.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!