BGC: empresas que usam IA em KPIs têm três vezes mais benefícios financeiros

KPIs, data driven, gestão, gestor

Um relatório divulgado recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG) revelou que 34% das empresas estão usando inteligência artificial para tornar métricas de desempenho (KPIs) mais inteligentes. Dessas, 90% já identificaram melhora nos indicadores.

O relatório, chamado The Future of Strategic Measurement: Enhancing KPIs With AI, mostra que organizações de todo o mundo consideram que seus KPIs precisam ser mensurados de forma mais inteligentes.

O estudo feito em parceria com o MIT Sloan Management Review (MIT SMR) mediu globalmente como a IA está sendo usada para aprimorar a mensuração e melhorar resultados empresariais.

Leia também: Meta quer revolucionar a educação com a Realidade Virtual

O estudo também mostrou que quem usa a tecnologia tem três vezes mais chances de obter benefícios financeiros maiores do que aquelas que não o fazem. Foram ouvidas mais de 3 mil pessoas em 100 países, de 25 indústrias, incluindo serviços financeiros, mídia e entretenimento, varejo, turismo e transporte.

Vendo o invisível

Segundo a consultoria, indicadores-chave de desempenho inteligentes podem descobrir fontes de valor e diferenciação que passariam despercebidas ou subexploradas. E também prevenir resultados indesejáveis decorrentes de falha humana na hora de reexaminar os KPIs tradicionais.

Para 60% dos entrevistados, é preciso aperfeiçoar indicadores e 100% reconhecem que ter KPIs inteligentes é desafiador, mas necessário. Com a utilização de IA nos KPIs, a eficiência empresarial aumentou de 20% para 54%, as medições se tornaram 34% mais precisas, as mensurações pontuais subiram de 13% para 43% e houve melhoria dos benefícios financeiros em 25%.

A pesquisa conclui que implementar os KPIs inteligentes requer trabalho árduo, mas gera oportunidades que superam o custo do investimento em IA.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!