Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia
Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações como prioridade máxima para 2024. É o mais alto nível registrado pelo Gartner, que divulgou os números essa semana, desde 2014, e um aumento substancial em relação ao levantamento do ano passado, em que esse número era de 49%.
A pesquisa – chamada 2024 Gartner CEO and Senior Business Executive Survey – foi conduzida entre julho e dezembro de 2023 com 416 CEOs e executivos seniores de todos os continentes, incluindo América Latina, de empresas de diferentes indústrias, receitas e tamanhos.
Os objetivos relacionados à tecnologia aparecem em segundo lugar no ranking, com 33% das respostas. Preocupações com a força de trabalho, que apareciam em segundo lugar no ano passado, ficaram em terceiro no ranking, sendo alvo de preocupação de 27% dos CEOs (queda de 16%).
Leia também: SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul
“Junto com o foco no crescimento, a pesquisa mostra uma posição relativamente fraca para a gestão de custos, sugerindo que a maioria dos CEOs e executivos seniores acreditam que os tempos econômicos mais desafiadores ficaram para trás”, explica em comunicado David Furlonger, vice-presidente e analista do Gartner. Segundo ele, “entramos em uma fase de aumento da confiança dos líderes empresariais e de relançamento de estratégias de negócios.”
Inteligência artificial
Quando questionados sobre a transformação digital, 34% dos CEOs disseram que a inteligência artificial (IA) é o principal tema da próxima transformação empresarial, seguida por eficiência operacional, com 9%. O levantamento aponta que mesmo as perspectivas mais negativas em relação à IA não estão desencorajando os CEOs, pois 87% concordam que os seus benefícios para os negócios superam os riscos.
Outros 90% concordaram que a ideia de que a IA é uma ameaça para a humanidade é exagerada. No entanto, os CEOs não estão abordando a IA sob um ponto de vista totalmente positivo: 56% tem desinformação, fake news e deep fakes como problemas operacionais, e 29% temem os impactos sobre o consumo de eletricidade.
Outros 53% enxergam problemas gerais na cadeia de suprimentos como obstáculos, em grande parte devido à GenAI e à demanda que a própria tecnologia cria.
“A inteligência artificial está substituindo o digital como a palavra-chave mais mencionada pelos CEOs, em grande parte devido à GenAI,” diz Don Scheibenreif, vice-presidente e analista do Gartner. “A maioria dos CEOs entrevistados pelo Gartner acredita que os avanços em IA de 2023 justificaram o hype do setor tecnológico. Agora, estão confiando em CIOs, CTOs e CDOs para desbloquearem o valor da GenAI.”
Acesse ao link agora mesmo e siga o canal do IT Forum no WhatsApp!