Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

executiva, CEOs, líder, liderança, mulher, executivo de TI, gerente de TI, salários, Executivo de TI do Ano

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações como prioridade máxima para 2024. É o mais alto nível registrado pelo Gartner, que divulgou os números essa semana, desde 2014, e um aumento substancial em relação ao levantamento do ano passado, em que esse número era de 49%.

A pesquisa – chamada 2024 Gartner CEO and Senior Business Executive Survey – foi conduzida entre julho e dezembro de 2023 com 416 CEOs e executivos seniores de todos os continentes, incluindo América Latina, de empresas de diferentes indústrias, receitas e tamanhos.

Os objetivos relacionados à tecnologia aparecem em segundo lugar no ranking, com 33% das respostas. Preocupações com a força de trabalho, que apareciam em segundo lugar no ano passado, ficaram em terceiro no ranking, sendo alvo de preocupação de 27% dos CEOs (queda de 16%).

Leia também: SAP detalha medidas de suporte em meio à crise climática no Rio Grande do Sul

“Junto com o foco no crescimento, a pesquisa mostra uma posição relativamente fraca para a gestão de custos, sugerindo que a maioria dos CEOs e executivos seniores acreditam que os tempos econômicos mais desafiadores ficaram para trás”, explica em comunicado David Furlonger, vice-presidente e analista do Gartner. Segundo ele, “entramos em uma fase de aumento da confiança dos líderes empresariais e de relançamento de estratégias de negócios.”

Inteligência artificial

Quando questionados sobre a transformação digital, 34% dos CEOs disseram que a inteligência artificial (IA) é o principal tema da próxima transformação empresarial, seguida por eficiência operacional, com 9%. O levantamento aponta que mesmo as perspectivas mais negativas em relação à IA não estão desencorajando os CEOs, pois 87% concordam que os seus benefícios para os negócios superam os riscos.

Outros 90% concordaram que a ideia de que a IA é uma ameaça para a humanidade é exagerada. No entanto, os CEOs não estão abordando a IA sob um ponto de vista totalmente positivo: 56% tem desinformação, fake news e deep fakes como problemas operacionais, e 29% temem os impactos sobre o consumo de eletricidade.

Outros 53% enxergam problemas gerais na cadeia de suprimentos como obstáculos, em grande parte devido à GenAI e à demanda que a própria tecnologia cria.

“A inteligência artificial está substituindo o digital como a palavra-chave mais mencionada pelos CEOs, em grande parte devido à GenAI,” diz Don Scheibenreif, vice-presidente e analista do Gartner. “A maioria dos CEOs entrevistados pelo Gartner acredita que os avanços em IA de 2023 justificaram o hype do setor tecnológico. Agora, estão confiando em CIOs, CTOs e CDOs para desbloquearem o valor da GenAI.”

Acesse ao link agora mesmo e siga o canal do IT Forum no WhatsApp!