Apple incorpora ChatGPT em iPhones
A Apple revelou uma parceria estratégica com a OpenAI para integrar o ChatGPT em seus dispositivos, incluindo iPhones e Macs. Essa decisão faz parte de uma reformulação do Siri e dos sistemas operacionais da empresa, com o objetivo de oferecer uma experiência de usuário mais inteligente e personalizada. Apesar do anúncio, realizado durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores de 2024, que acontece nesta semana na Califórnia, as ações da Apple sofreram uma queda de 1,91% no dia do lançamento, refletindo uma reação morna dos investidores.
Esta atualização faz parte do “Apple Intelligence”, um novo sistema de inteligência artificial personalizado anunciado pela empresa durante o evento. O objetivo é simplificar a experiência de navegação nos dispositivos Apple para os usuários e competir com empresas que foram mais ágeis na adoção de tecnologias de IA. Tim Cook, CEO da Apple, destacou que a integração do ChatGPT elevará os produtos da empresa a “novos patamares”.
O lançamento da parceria entre a Apple e a OpenAI encontrou reações controversas entre os concorrentes do setor. Elon Musk expressou preocupações sobre segurança de dados, ameaçando banir iPhones de suas empresas. Em declarações incisivas no X, Musk afirmou que a Apple está entregando dados dos usuários para a OpenAI sem compreender completamente as implicações.
A Apple optou por não responder diretamente às alegações do empresário.
Além disso, a fabricante de smartphones Samsung ridicularizou o anúncio da Apple, sugerindo que a adição do nome “Apple” não torna a iniciativa verdadeiramente inovadora.
Do outro lado, durante o evento de abertura da conferência, a Apple fez questão de destacar a segurança do Apple Intelligence. Segundo a empresa, parte do processamento ocorrerá diretamente nos dispositivos, enquanto tarefas mais complexas serão enviadas para a nuvem. A empresa assegura que nenhum dado será armazenado na nuvem, uma garantia crucial para os clientes premium que pagam extra pela garantia da privacidade, tão falada pela Apple.
O sistema “coloca modelos generativos poderosos bem no núcleo do seu iPhone, iPad e Mac”, disse Craig Federighi, Vice-Presidente Sênior de Engenharia de Software da Apple, segundo a BBC. “Ele se baseia no seu contexto pessoal para lhe oferecer inteligência que é mais útil e relevante para você, e protege sua privacidade em cada passo”.
Além da integração do ChatGPT, a Apple anunciou outras atualizações significativas, como o envio de textos via satélite, agendamento de mensagens e controle dos AirPods Pro por meio de gestos com a cabeça. O lançamento do Vision Pro, um headset de realidade mista, está previsto para julho no Reino Unido.
Embora a Apple enfrente críticas de concorrentes, sua maior preocupação reside na capacidade de suas novas ferramentas de IA em alcançar empresas rivais que se destacaram na adoção precoce da tecnologia. A Apple recentemente perdeu o título de empresa mais valiosa do mundo para a Microsoft em janeiro e, mais recentemente, foi ultrapassada pela fabricante de chips Nvidia no início de junho.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
*Com informações da BBC