ABREE lança campanha educacional para conscientizar sobre descarte de resíduos eletrônicos
Um estudo da ONU mostra que a geração mundial de resíduos eletrônicos já é cinco vezes mais rápida do que a própria reciclagem desses produtos. E o Brasil ocupa a triste marca de segundo maior consumidor das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos. Por aqui, são produzidos por aqui 2,4 milhões toneladas do chamado e-lixo, o que torna urgente a reciclagem desses produtos, pois o descarte inadequado resulta em danos à saúde e ao meio ambiente.
Para “desapegar” de um eletrônico e fazer o descarte correto é preciso educação. Essa é a aposta da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que lançou nesta quarta-feira (10/09) uma campanha educacional destinada a crianças e adolescentes com o objetivo de conscientizar sobre a importância do descarte adequado de eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Para atingir o público-alvo e ajudar a propagar a mensagem para toda sociedade, a entidade fechou uma parceria com Manual do Mundo, canal do YouTube com mais de 18 mil inscritos que aborda ciências e curiosidades.
Diretamente de um dos centros de reciclagem parceiro da ABREE, localizado em Cabreúva (SP), Iberê Thenório, do Manual do Mundo, explica o passo a passo do processo de reciclagem de eletroeletrônicos e eletrodomésticos com uma linguagem acessível e divertida. No projeto, também há um guia de reciclagem, além de quizzes e brincadeiras como cruzadinhas e caça-palavra. O conteúdo está disponível gratuitamente neste link e é uma opção para professores trabalharem a temática dentro da sala de aula.
“Estamos vivendo um momento de emergência climática que poderá ainda se agravar. O ABREE Educação traz oportunidades para que a sociedade como um todo possa estar mais consciente da importância do descarte correto dentro dos processos que a ABREE executa”, afirma Robson Esteves, Diretor-Presidente da ABREE.
Campanhas itinerantes sobre descarte
A entidade oferece 3,5 mil pontos de recebimento em mais de 1,3 mil cidades do universo de 5.500 municípios brasileiros – a grande maioria está concentrada no Sul e Sudeste. Neste ano, foram realizadas 11 campanhas itinerantes em parceria com os municípios. “Fazemos um drive-thru para arrecadação dos aparelhos. Mas o principal motivo das campanhas não é arrecadação em si, mas trabalhar a educação ambiental conseguindo divulgar nosso trabalho, ensinar como a população fazer o descarte correto”, compartilha Hellen Brito, Relações Institucionais da ABREE.
A entidade enfatiza que o consumidor é o principal responsável pelo começo da logística reversa. Por essa razão, educação e conscientização são essenciais para o trabalho de reciclagem. Um exemplo é o município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, que faz um mutirão de arrecadação de lixo eletrônico há 15 anos, antes mesmo da ABREE começar o trabalho no local. O resultado: 20 toneladas de objetos coletados apenas em um dia de campanha itinerante.
Como próximos passos, a entidade pretende fortalecer ainda mais a parceria com municípios e entrar em salas de aulas de escolas públicas e privadas para promover a educação ambiental, projeto previsto para começar em outubro no Distrito Federal.
Leia também: 3 dicas para o descarte de eletroeletrônicos
A ABREE reúne 54 empresas com 181 marcas no total, entre elas Nestlé, Philips, Singer, Roche, Panasonic. Para operacionalizar a logística reversa, o que envolve desde a coleta do aparelho eletrônico, o transporte e o descarte no centro de manufatura, a entidade utiliza os chamados “parceiros estratégicos”, empresas contratadas para apoiar cada etapa do ciclo de reciclagem. Entre elas estão Magalu e Grupo Mateus e Carrefour, responsáveis por pontos de coleta do lixo eletrônico e empresas de Ambipar Enviroment, Revert Brasil e Indústria Fox que apoiam nas demais etapas da operação.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!