Accenture e NVIDIA lançam novo grupo de negócios para impulsionar adoção de IA nas empresas

accenture

A Nvidia expandiu sua parceria com a consultora tecnológica Accenture para acelerar o uso de inteligência artificial nas empresas. A nova fase da colaboração inclui a criação de um grupo especializado dentro da Accenture, dedicado a ajudar clientes a implementar e escalar ferramentas de inteligência artificial generativa.

Com a crescente demanda por IA generativa, a Accenture registrou contratos no valor de US$ 3 bilhões no último ano fiscal. Para atender a essa demanda, a empresa criou um novo grupo focado em auxiliar os clientes a desenvolver as bases necessárias para implementar funcionalidades de agentes de IA, utilizando a plataforma Accenture AI Refinery.

“A Accenture AI Refinery criará oportunidades para as empresas repensarem seus processos e operações, descobrirem novas formas de trabalhar e escalarem soluções de IA em toda a organização, ajudando a impulsionar mudanças contínuas e gerar valor”, disse Julie Sweet, Presidente e CEO da Accenture.

Leia também: 5 tendências que têm motivado a adoção de low-code

A Accenture AI Refinery estará disponível tanto em nuvens públicas quanto privadas e se conectará com outras áreas da Accenture.

Segundo comunicado das empresas, o recém-criado Grupo de Negócios Accenture NVIDIA vai acelerar o desenvolvimento da IA generativa, auxiliando empresas a expandirem o uso de sistemas de agentes de IA, que busca operar de forma mais autônoma, respondendo às necessidades e intenções do usuário de maneira mais dinâmica.

O objetivo é permitir que as organizações alcancem maior produtividade e crescimento. Para isso, mais de 30.000 profissionais treinados em diversos países estarão à disposição para ajudar os clientes a transformar seus processos e ampliar o uso da IA em larga escala no ambiente corporativo, disseram as empresas.

Durante uma entrevista à CNBC, Jensen Huang, CEO da NVIDIA, mencionou a Accenture como um “tecido conector” entre a tecnologia da Nvidia e os seus clientes, destacando que ele e Sweet, conceberam essa parceria há aproximadamente quatro meses.

Na entrevista, Huang também forneceu uma atualização sobre a nova linha de chips Blackwell da Nvidia, que já está em produção e seguindo conforme o planejado, apesar de temores anteriores sobre possíveis problemas de fabricação que poderiam atrasar seu lançamento. Huang afirma que a nova linha já conta com alta demanda de pedidos.

Os chips da Nvidia dominam o mercado de IA, com grandes pedidos vindos de empresas como Microsoft, AWS e Google. No entanto, há preocupações sobre o retorno financeiro dos investimentos realizados em infraestrutura, que tem gerado preocupação dos investidores, segundo a Bloomberg. Para amenizar essas preocupações, a Nvidia está tomando medidas significativas para democratizar seu acesso à tecnologia, com lançamentos de nova linha de softwares, serviços e hardwares que visam beneficiar uma base de clientes mais ampla.

As ações da Nvidia, que subiram 1,6% na quarta-feira em Nova York, aumentaram mais de 1% nas negociações estendidas após os anúncios, de acordo com a Bloomberg. A empresa atribui o crescimento recente nos lucros à forte demanda por IA generativa. Segundo Lan Guan, Chefe de IA da Accenture, 90% das organizações reconhecem o impacto da IA generativa, mas menos de 10% conseguiram integrá-la com sucesso.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!