Ade Sampa abre inscrições para programa com aporte de R$ 50 mil

Imagem conceitual de inovação e startups, com uma mão apontando para um holograma de foguete cercado por ícones tecnológicos representando conectividade, engrenagens, comunicação e estratégias de negócios, em um fundo escuro (startup, inovação, foguete, rocket, startups, startups brasileiras, BTG Pactual, programa de aceleração)

O Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas (VAI TEC) anunciou essa semana que está com inscrições abertas para a edição de 2025, ano em que a iniciativa o 10º aniversário. Serão selecionados até 25 empreendimentos para um programa de aceleração de seis meses, com aporte financeiro de R$ 50 mil para cada negócio selecionado.

As inscrições começaram em 20 de janeiro e vão até 20 de fevereiro de 2025. Podem participar empreendedores do município de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas no site da adesampa.com.br/vaitec. O edital do processo está no mesmo endereço.

A aceleração busca ajudar jovens paulistanos a validar e impulsionar empreendimentos que utilizem tecnologia como parte do modelo de negócio, com potencial de desenvolvimento local e geração de emprego e renda no município. O programa, que abrange toda cidade de São Paulo, especialmente periferias, é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

“Investir em startups tecnológicas nas periferias não é apenas uma estratégia econômica, mas um compromisso com a inclusão social e a redução das desigualdades”, diz Rodrigo Goulart, secretário de desenvolvimento econômico e trabalho da cidade. “Esse programa fortalece a economia da cidade ao mesmo tempo em que amplia oportunidades nas regiões mais vulneráveis.”

Leia também: 4 dicas para startups que buscam um primeiro investimento

Além do investimento, os acelerados participarão de oficinas de capacitação, mentorias individuais e personalizadas, encontros de conexão, além da possibilidade de participação em eventos nacionais e internacionais. Para se candidatar, os negócios devem ter a tecnologia como elemento central.

Os empreendimentos precisam atuar nos eixos de IA para Soluções em Saúde, Urbanismo, Mobilidade e Educação; Sistemas ou Softwares de Gestão; Desenvolvimento de Aplicativos e/ou Plataformas Inovadoras; Cibersegurança e Privacidade de Dados; Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV) para Experiências Imersivas; Blockchain e Tecnologias Distribuídas.

O VAI TEC é voltado para pessoas físicas ou jurídicas com dois integrantes. Os proponentes devem residir em São Paulo há pelo menos dois anos, um deles obrigatoriamente em regiões periféricas. O empreendimento deve possuir um modelo de negócio em fase de validação, com “comprovado potencial de viabilidade técnica e econômica”.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!