Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador
A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição da Unidom Participações. A empresa administra instituições como a Unidompedro e a Faculdade Dom Luiz, com campi em quatro cidades da Bahia – Salvador (a maior unidade tem cerca de 1,1 mil alunos e um curso de medicina), Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e Ribeira do Pombal.
Os valores do negócio não foram revelados, e a concluso da transação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade. Se isso ocorrer, serão adicionadas mais de 300 vagas anuais de medicina à Afya, além das 3.203 atuais, totalizando 3.503 vagas.
Veja também: Entre healthtechs brasileiras, 89 aplicam inteligência artificial
A Afya diz que o campus de Salvador será “o principal centro de medicina” da Bahia. A empresa já atua com outras três instituições de medicina no estado, com perspectiva de matricular mais de 2.100 futuros médicos quando a operação estiver em total capacidade.
“Esse é um movimento alinhado à nossa estratégia de negócios e à importância de termos um hub estratégico na capital do estado da Bahia, onde já operamos outras três escolas de medicina no interior”, diz Virgílio Gibbon, CEO da Afya.
Segundo a empresa, a aquisição da Unidom amplia a entrada do ecossistema de educação médica e soluções para prática médica da Afya na capital baiana. Juntas, as adquiridas Unidompedro e a Faculdade Dom Luiz possuem 3.133 estudantes de graduação matriculados no primeiro semestre de 2024 — 849 em Medicina, 455 na área da saúde, 906 em cursos diversos e 923 no Ensino à Distância (EaD).
Os resultados financeiros da Afya em 2023 foram de receita líquida ajustada de R$ 2,8 milhões, crescimento de 23,9%, quase quatro vezes maior que em 2019, ano do IPO da empresa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!