Além do Starship, outros foguetes da SpaceX explodiram nos últimos anos; relembre


O foguete explodiu minutos após lançamento nesta quinta-feira (20). Empresa do bilionário Elon Musk espera usar o projeto do veículo espacial para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. Foguete Starship explode após lançamento
A SpaceX, do bilionário Elon Musk, teve problemas mais uma vez nesta quinta-feira (20). O foguete Starship explodiu minutos após ser lançado ao espaço em um voo-teste – não havia tripulação nesta viagem.
A empresa projetou o veículo para transportar pessoas e carga em futuras missões à Lua e a Marte. A ideia era que ele pudesse abrir caminho para viagens espaciais com até 100 pessoas em voos interplanetários.
Relembre os incidentes em lançamentos da SpaceX:
Abril de 2023
Explosão Starship
YouTube
O foguete Starship explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de decolar da plataforma. A nave não conseguiu atingir a órbita.
O projeto da Starship foi feito para que o veículo espacial possa ser usado em mais de um voo. Mas, para esta missão, a SpaceX já esperava que ele não seria reutilizado. Antes da missão, a empresa informou que não pretendia fazer um pouso vertical da nave, nem tentaria recuperar o foguete.
Junho de 2022
Foguete explode na fábrica da SpaceX durante teste de solo
Um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a Starship pegou fogo durante teste de solo, em 11 de junho de 2022, no sul do Texas, Estados Unidos. Não houve feridos.
A transmissão ao vivo mostrou o momento em que a base do foguete foi tomada pelas chamas após a explosão. A câmera de vídeo que registrava o teste chega a balançar (VEJA VÍDEO ACIMA).
Nas redes sociais, o magnata comentou sobre o acidente. “Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de
Março de 2021
VÍDEO: Mais um protótipo de foguete da SpaceX explode após o pouso
Um protótipo do foguete Starship explodiu após o pouso em 4 de março de 2021. Identificado como SN10, o foguete decolou às 20h20 (horário de Brasília) na base de Boca Chica, no Texas.
O SN10 subiu impulsionado por três motores e depois virou para voar na posição horizontal. Chegou a uma altitude de 10 km antes de iniciar sua descida na vertical e conseguiu pousar suavemente no local indicado. Depois, explodiu.
Fevereiro de 2021
Foguete da SpaceX explode em aterrissagem após voo de teste nos EUA
O protótipo da Starship conhecido como SN9 explodiu ao aterrissar, no segundo acidente do tipo com a espaçonave até então.
“Voltamos a ter um excelente voo. Temos apenas que trabalhar um pouco na aterrissagem”, declarou um porta-voz da SpaceX, na ocasião.
A nave foi lançada às 17h30 (horário de Brasília) e desligou progressivamente seus motores à medida que alcançava a altitude de 10 km. Em seguida, realizou uma série de manobras de teste na posição horizontal.
Ao tentar retornar à posição vertical para pousar, no entanto, começaram os problemas. As imagens exibidas mostraram que o foguete chegou muito rapidamente, e em um ângulo ruim. Ele aterrissou em meio a um barulho ensurdecedor e explodiu.
Dezembro de 2020
O protótipo SN8 da Starship caiu e explodiu durante um lançamento em 9 de dezembro de 2020. Na ocasião, a SpaceX se mostrou otimista com o teste e classificou a missão como um “teste incrível”.
“Marte, lá vamos nós!”, escreveu Elon Musk, em sua conta no Twitter minutos após o teste. O bilionário afirmou que o acidente foi causado por excesso de velocidade no momento do pouso.
No teste de lançamento, a nave decolou e subiu corretamente em uma linha aparentemente reta, antes do desligamento em sequência de dois motores. Depois de 4 minutos e 45 segundos de voo, um terceiro motor desligou e o foguete iniciou sua descida na posição programada.
Os motores foram reiniciados segundos antes de pousar em um esforço para diminuir a velocidade da nave, mas mesmo assim foi incapaz de evitar que ela batesse com força na Terra.
Setembro de 2016
Explosão é vista no local de lançamento de foguete da SpaceX em Cabo Canaveral, nos EUA
GirlieToNerdy/Handout via REUTERS
Uma explosão destruiu um foguete Falcon 9 em 1º de setembro de 2016, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida. O acidente causou tremores em prédios a quilômetros de distância e gerou uma grande nuvem de fumaça preta.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas disse que uma “anomalia” durante o teste estático resultou na perda do foguete e do Amos 6, um satélite de comunicações israelense que seria usado pelo Facebook para levar internet a áreas remotas.
Outros fracassos sem explosões
Junho de 2016
Parte do foguete SpaceX Falcon 9 recuperada após o lançamento em 6 de maio é transportada por uma enorme carreta, na Flórida
Joe Skipper/Reuters
Em 15 de junho de 2016, a SpaceX fracassou na tentativa de pousar o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 em uma plataforma no oceano Atlântico, depois de ter conseguido realizar esta manobra três vezes seguidas – duas na água e uma em terra.
O segundo estágio do foguete conseguiu, no entanto, colocar em órbita dois satélites de comunicação, um da empresa francesa Eutelsat e outro da companhia ABS, sediada nas ilhas Bermudas.
Março de 2016
Falcon 9 decola de Cabo Canaveral
Foto: Craig Bailey / Florida Today / via AP Photo
A SpaceX fracassou ao ao tentar aterrissar o foguete Falcon 9 sobre uma plataforma flutuante no Oceano Atlântico, após o lançamento de um satélite, em 4 de março de 2016.
“O foguete aterrissou bruscamente sobre a plataforma. Não se esperava que funcionasse”, disse Elon Musk.