Alexandre Gonçalves de Amorim é nomeado diretor-presidente do Serpro

O Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados -, estatal brasileira que presta serviços de TI para governos, anunciou nessa segunda (27) que empossou um novo diretor-presidente: Alexandre Gonçalves de Amorim. O executivo foi eleito pelo Conselho Administrativo da estatal na última sexta-feira (24).

O executivo é formado em Gestão Pública Municipal pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa e governamental.

Amorim liderou, nos últimos anos, projetos de TI e transformação digital na gestão pública. Entre 2006 e 2012, trabalhou em projetos de planejamento estratégico, implantação e desenvolvimento de polos tecnológicos e de reestruturação administrativa no Uruguai. Entre 2013 e 2015, foi diretor do Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento de São José dos Campos (Ipplan).

Leia também: ANPD publica dosimetria da LGPD e multas podem (finalmente) ser aplicadas

Em 2015, assumiu a Secretaria de Administração e de Governo na Prefeitura Municipal de São José dos Campos. No ano de 2021, atuou como secretário-adjunto de Inovação e Tecnologia na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo.

Em 2020 tornou-se diretor-presidente da Empresa de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo (Prodam), maior empresa de tecnologia para governo em âmbito municipal da América Latina. Em outubro de 2021, assumiu como diretor-presidente de Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), organização responsável pela tecnologia do município de Curitiba.

O Serpro

O Serpro tem 58 anos de fundação e presta serviços de inovação tecnológica principalmente para o Governo Federal. É responsável por mais de 1,3 mil sistemas da Administração Pública Federal e oferece cerca de 100 serviços padronizados para atender necessidades do mercado público e privado.

A empresa desenvolve tecnologia para serviços usados pela população brasileira, incluindo o CPF, o Gov.br, o Imposto de Renda, a Carteira Digital de Trânsito (CDT), entre outros.