Amazon promete chips de IA até 50% mais eficientes que os da Nvidia

Amazon, dados, união europeia

A Amazon está desenvolvendo seus próprios chips de inteligência artificial para reduzir a dependência dos chips da Nvidia, visando oferecer soluções mais econômicas e eficientes para seus clientes de computação em nuvem.

Recentemente, engenheiros da empresa em Austin, Texas, testaram um novo design de servidor equipado com esses chips, conforme relatado por Rami Sinno, diretor de engenharia do Annapurna Labs da Amazon, durante uma visita ao laboratório da empresa.

Os chips da Amazon, incluindo os modelos Trainium e Inferentia, competem diretamente com os da Nvidia, bem como com os de outros grandes players como Microsoft e Google. A Amazon espera que seus chips ofereçam uma melhoria de preço e desempenho de até 50% em relação aos chips da Nvidia, segundo David Brown, vice-presidente de Computação e Redes da AWS.

Leia também: iFood quer mil contratações em engenharia e IA nos próximos 12 meses 

Sinno afirmou que a demanda por alternativas mais econômicas aos chips da Nvidia tem crescido entre os clientes da Amazon. “Então, a oferta de até 40%, 50% em alguns casos de melhoria de preço (e) desempenho – deve ser metade do custo de executar o mesmo modelo com a Nvidia”, disse Brown.

Recentemente, durante o Prime Day, a Amazon implantou 250.000 chips Graviton e 80.000 chips de IA personalizados para gerenciar o aumento significativo de tráfego em suas plataformas, o que resultou em um recorde de vendas de US$ 14,2 bilhões, conforme dados da Adobe Analytics.

A unidade de computação em nuvem da Amazon, representa cerca de 20% da receita total da empresa. No primeiro trimestre de 2024, a AWS registrou um crescimento de 17% nas vendas, alcançando US$ 25 bilhões.

*Com informações da Reuters

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!