Amazon Nova: tudo sobre os modelos de fundação de IA generativa da AWS
A Amazon Web Services (AWS) revelou durante o evento re:Invent, que acontece nesta semana em Las Vegas*, nos Estados Unidos, sua recente inovação em inteligência artificial: o Amazon Nova, geração avançada de modelos de fundação que promete entregar inteligência de ponta com desempenho e custo reduzido.
Com o objetivo de simplificar a vida de compradores, vendedores, anunciantes e empresas, a Amazon tem investido fortemente em soluções de inteligência artificial generativa (IA generativa). Na Amazon, já são mais de mil aplicações de IA generativa em andamento. Com tantas iniciativas em curso, a empresa aponta que tem uma visão privilegiada dos desafios que os desenvolvedores ainda enfrentam, e os novos modelos Amazon Nova foram projetados para ajudar nesse contexto.
Amazon Nova
Andy Jassy, presidente e CEO da Amazon, explica que a família Amazon Nova é composta por diversos modelos que atendem a diferentes necessidades:
• Amazon Nova Micro: modelo de texto que oferece respostas de baixa latência a um custo baixo.
• Amazon Nova Lite: modelo multimodal de custo baixo e alta velocidade para processar entradas de imagem, vídeo e texto.
• Amazon Nova Pro: modelo multimodal capacitado, que combina precisão, velocidade e custo para uma ampla gama de tarefas.
• Amazon Nova Premier: modelo multimodal para tarefas de raciocínio complexas, ideal para ensinar e destilar modelos personalizados (disponível no primeiro trimestre de 2025).
• Amazon Nova Canvas: modelo de geração de imagens para criação de conteúdo visual.
• Amazon Nova Reel: geração de vídeo, permitindo a criação de vídeos de alta qualidade. Atualmente disponível, gera vídeos de 6 segundos, mas as próximas atualizações incluem vídeos maiores. A Amazon Ads utilizou o Amazon Nova Reel para criar um anúncio de vídeo para uma marca fictícia de massa em caixa. O resultado foi uma cidade imaginária feita de macarrão, molhos e temperos, demonstrando como os anunciantes podem dar vida aos seus produtos e criar conteúdo de alta qualidade usando os modelos Amazon Nova.
E o que muda para as empresas?
Segundo Jassy, todos os modelos Amazon Nova foram projetados para serem capazes, rápidos, custo-efetivos e fáceis de integrar aos sistemas e dados das empresas. Eles suportam uma ampla variedade de tarefas em 200 idiomas e múltiplas modalidades.
“Além disso, são pelo menos 75% mais baratos que os modelos de melhor desempenho em suas respectivas classes de inteligência no Amazon Bedrock, serviço totalmente gerenciado que facilita o uso de modelos de fundação de alto desempenho”, garante ele.
Olhando para o futuro
Jassy enfatizou a importância da diversidade nos modelos de IA utilizados. “Aprendemos repetidamente que não haverá uma única plataforma que dominará o mundo. A escolha é fundamental quando se trata de seleção de modelos”, afirma.
A Amazon já anunciou planos para expandir ainda mais a família Amazon Nova em 2025, com o lançamento de dois novos modelos. O primeiro é o Amazon Nova Speech-to-Speech capaz de entender entrada de fala contínua em linguagem natural, interpretando nuances verbais e não verbais, e entregando interações naturais semelhantes às humanas.
O segundo é o Amazon Nova Any-to-Any modelo multimodal nativo que pode processar texto, imagens, áudio e vídeo, tanto como entrada quanto como saída. Ele facilitará o desenvolvimento de aplicações onde o mesmo modelo pode ser usado para uma variedade de tarefas, como traduzir conteúdo de uma modalidade para outra, editar conteúdo e potencializar agentes de IA que podem entender e gerar todas as modalidades.
Apoio aos desenvolvedores
Matt Garman, CEO da AWS, destacou o compromisso da empresa em apoiar os desenvolvedores. “Queremos ajudar todos a inovar. A IA generativa é um acelerador dessa capacidade, permitindo que os desenvolvedores sejam mais eficientes e se concentrem em resolver problemas reais dos clientes”, afirma.
Ele observou que a maioria dos desenvolvedores passa apenas uma hora por dia codificando, e que as novas ferramentas e serviços da AWS estão focados em maximizar esse tempo. “Estamos fornecendo mais de 25 serviços de IA na AWS para que desenvolvedores possam construir aplicações incríveis em cima de nossas plataformas”, finaliza.
*A jornalista viajou a convite da AWS
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!