Apple alerta usuários de iPhone sobre ataques de spyware em escala global
A Apple lançou a segunda campanha global de alertas aos usuários de iPhone em 98 países, avisando sobre potenciais ataques de spyware mercenário que visam comprometer dispositivos de maneira remota. A empresa tem enfatizado a natureza sensível de suas detecções, agora descrevendo esses incidentes como “ataques de spyware mercenário” em vez de “patrocinados pelo estado”, em uma adaptação às novas realidades do cenário de cibersegurança global.
“A Apple detectou que você está sendo alvo de um ataque de spyware mercenário que está tentando comprometer remotamente o iPhone associado ao seu Apple ID -xxx-“, escreveu a empresa no aviso aos clientes afetados. “Este ataque provavelmente está mirando você especificamente por causa de quem você é ou o que você faz. Embora nunca seja possível alcançar certeza absoluta ao detectar tais ataques, a Apple tem alta confiança neste aviso – por favor, leve-o a sério”, acrescentou a Apple no texto.
Leia também: IA aumenta riscos de ciberataque durante Olimpíada de Paris
A Apple tem emitido regularmente avisos a usuários em mais de 150 países desde 2021, baseados em informações internas de inteligência de ameaças. Recentemente, usuários na Índia foram incluídos nesses alertas, conforme relatado pelo TechCrunch. Em outubro, a empresa enviou avisos semelhantes a jornalistas e políticos indianos.
A descoberta do spyware Pegasus nos iPhones de jornalistas indianos proeminentes pela Anistia Internacional trouxe à tona preocupações adicionais sobre segurança.
Em suas comunicações aos usuários afetados, a Apple também destacou a sensibilidade de seus métodos de identificação de ameaças, advertindo que divulgar detalhes adicionais poderia ajudar os atacantes a evitar detecções futuras.
*Com informações do TechCrunch
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!