Apple irá incorporar MagSafe no padrão Qi2 – por que isso é importante

A Apple leva a sério a sustentabilidade, o que é importante se você deseja que bilhões de usuários de smartphones mudem para o carregamento sem fio. Isso provavelmente explica por que ele colocou sua tecnologia MagSafe como padrão para uso por outras pessoas por meio do Wireless Power Consortium (WPC).

MagSafe está a bordo do Qi2

Os carregadores sem fio usam mais energia (até 39% a mais) do que os carregadores com fio para bombear energia para os telefones. Concedido, os telefones não consomem grandes quantidades de energia por unidade, mas quando você multiplica bilhões de telefones por 39% de energia desperdiçada, você está olhando para uma quantidade significativa de eletricidade desperdiçada.

Para colocar isso em uma escala que faça sentido, encontrei um relatório que estima que já é necessária a capacidade total de quase 100 das usinas de energia do mundo para carregar smartphones todos os dias.

Portanto, como carregamos esses dispositivos é importante.

O que a tecnologia MagSafe faz

A tecnologia MagSafe da Apple faz um trabalho melhor ao estabelecer uma conexão entre o dispositivo e o ponto de carregamento. Ele faz isso interrompendo automaticamente o processo se o dispositivo for desalojado e permite uma transferência de energia menos dispendiosa enquanto o processo está ocorrendo. Isso reduz a quantidade de energia desperdiçada no carregamento sem fio.

O outro lado da equação é que a energia sem fio é mais elegante, mais fácil de implantar fora e dentro, e a ampla proliferação de sistemas de energia sem fio eficientes pode ter implementações em muitos espaços diferentes – bens de consumo, certamente, mas também em sistemas profissionais, produção de eventos ao vivo e até mesmo construção civil. Porque à medida que a tecnologia melhora, vários dispositivos a utilizam.

Energia sem fio para todos?

A Apple investe em energia durante todo o ciclo de vida de seus produtos: investe na produção de energia, continua a melhorar o consumo de energia e investe em tecnologias de fornecimento de energia, como a MagSafe.

Portanto, a decisão da Apple de contribuir com sua tecnologia MagSafe para a evolução do padrão Qi2 de próxima geração é importante.

Isso não apenas significa que os usuários da Apple podem esperar mais lugares onde possam carregar seus dispositivos durante o dia, mas também significa que os dispositivos Android começarão a usar o mesmo I/O [Input/Output].

É também o tipo de direção tecnológica que esperamos que os fabricantes sigam ao reagirem às demandas europeias de que dispositivos eletrônicos devem ser enviados com carregadores USB.

A melhor maneira de seguir esse decreto e permanecer inovador é abandonar totalmente o conceito de carregadores. Mas, para fazer isso, o uso de energia deve ser restrito, pois é a coisa corporativamente responsável a ser feita.

O que é o padrão Qi2?

O WPC anunciou a tecnologia Qi2 na CES 2023. O padrão é baseado na tecnologia MagSafe da Apple, que conecta magneticamente o dispositivo ao carregador e mantém ambos no lugar para uma forte conexão de carga. É possível que pelo menos parte dessa atividade reflita a pesquisa em que a Apple investiu enquanto tentava desenvolver seu malfadado sistema AirPower.

O Qi2 apresenta o perfil de energia magnética que alinha os dispositivos. Isso garante que os telefones ou outros produtos móveis alimentados por bateria recarregável estejam perfeitamente alinhados com os dispositivos de carregamento, proporcionando melhor eficiência energética e carregamento mais rápido.

Ele começará com carregamento rápido de 15W, embora o WPC pretenda suportar carregamento mais rápido e maior potência no futuro. Isso é inevitável, principalmente porque novos dispositivos introduzem suporte para Qi2 e reduzem a quantidade de lixo eletrônico gerado por cabos antigos e carregadores quebrados.

Uma segunda vantagem é que, como a conexão é magnética, ela pode ser desenvolvida para se adequar a uma variedade maior de formatos de dispositivos. Atualmente, o Qi requer uma superfície plana, enquanto o Qi2 pode se conectar magneticamente a outros designs de produtos. Essa generosidade se estende aos acessórios Qi2.

Talvez como um sinal do que está por vir, o WPC use fones de ouvido AR/VR como um exemplo do tipo de novos dispositivos que tem em mente.

O padrão Qi2 estará no iPhone 15?

O corpo de padrões também nos diz que espera que o padrão apareça em smartphones e outros produtos no final de 2023.

Em teoria, pelo menos, isso implica que a Apple enviará os primeiros iPhones para suportar o padrão Qi2 e sugere que os principais fornecedores de Android, como a Samsung, também o suportarão.

O que diz o WPC

“A eficiência energética e a sustentabilidade estão na mente de todos hoje em dia”, disse Paul Struhsaker, diretor executivo do Wireless Power Consortium, em um comunicado. “O alinhamento perfeito do Qi2 melhora a eficiência energética ao reduzir a perda de energia que pode ocorrer quando o telefone ou o carregador não está alinhado. Igualmente importante, o Qi2 reduzirá consideravelmente o desperdício de aterro associado à substituição do carregador com fio devido à quebra de plugues e ao estresse colocado nos cabos devido à conexão e desconexão diária”.

O WPC tem mais de 350 membros, incluindo Apple, Samsung e Dell.