Apple revela iPhone 16 e expande recursos de IA com Apple Intelligence
A Apple apresentou nesta segunda-feira (9) o iPhone 16, marcando um avanço significativo na integração de inteligência artificial (IA) em seus produtos. Em um evento realizado na sede da empresa em Cupertino, Califórnia, a gigante tecnológica destacou que o novo modelo foi desenvolvido “do zero” para incorporar os recursos da sua nova plataforma de IA, “Apple Intelligence”.
“Estamos empolgados em apresentar os primeiros iPhones projetados do zero para a Apple Intelligence e suas capacidades revolucionárias”, disse Tim Cook, CEO da Apple, em um vídeo pré-gravado durante o evento.
Leia também: Big data e big hits: a chegada da NFL no Brasil e a tecnologia por trás do espetáculo
O iPhone 16 promete uma gama de novas funcionalidades impulsionadas por IA, como a capacidade de gerar e editar textos de acordo com diferentes tons e reconhecer objetos do mundo real através da câmera. Os usuários também poderão usar os recursos de IA para localizar fotos, e-mails e textos digitando descrições ou simplesmente dando comandos de voz à assistente virtual Siri. Além disso, a Apple revelou que a nova plataforma permitirá a criação de emojis personalizados com base em comandos simples, como “sapo cowboy”.
Em termos de hardware, o iPhone 16 vem com uma nova paleta de cores e uma tela mais resistente, além de um “botão de ação” personalizável e o novo chip A18, que promete melhorar o desempenho geral do dispositivo. Esses detalhes foram apresentados como parte da estratégia da Apple para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
A Apple também anunciou atualizações significativas para seus outros produtos. Os AirPods receberam uma nova versão com melhorias na função de aparelho auditivo para perda auditiva leve a moderada. O Apple Watch agora conta com uma tela maior, carregamento mais rápido e novos recursos voltados para a saúde, como o monitoramento do sono.
O entusiasmo pelo lançamento, no entanto, não impediu que as ações da Apple registrassem uma leve queda de cerca de 1% após o evento. O cenário do mercado está particularmente desafiador para a empresa, que enfrenta uma desaceleração nas vendas de smartphones e a crescente concorrência de rivais como a Huawei, que deve lançar novos produtos em breve.
Além dos desafios de mercado, a Apple está lidando com um processo antitruste movido pelo Departamento de Justiça dos EUA, que a acusa de manter um monopólio ilegal no setor de smartphones. A empresa rejeita as alegações e o caso pode levar anos para ser resolvido.
No próximo mês, a Apple disponibilizará suas integrações de IA para usuários de inglês americano por meio de uma atualização de software gratuita.
*Com informações do The Guardian
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!