Apps financeiros foram 45% mais instalados no mundo em 2023
Um estudo divulgado essa semana pela Adjust, especialista em mensuração e dados, revelou que a América Latina registrou aumento de 2% nas instalações e 16% nas sessões de apps financeiros em 2023, na comparação com o ano anterior. No mundo o aumento foi ainda maior: 45% nas instalações e 24% nas sessões.
Somente a América do Norte destoa dos resultados gerais, com os indicadores diminuindo 12% e 17% no período, respectivamente.
A duração das sessões de aplicativos financeiros cresceu globalmente de 6,1 minutos em 2022 para 6,6 minutos em 2024. O Brasil ficou dentro da média, com 6,62 minutos.
O relatório anual da empresa – chamado The Finance App Insights Report – faz uma análise do mercado global de aplicativos financeiros. Segundo Flávio Levi, diretor de vendas da Adjust para a América Latina, os aplicativos financeiros “estão revolucionando os serviços financeiros tradicionais com sua conveniência e facilidade de uso, fatores essenciais para a gestão financeira diária dos usuários”.
Leia: Everymind celebra 10 anos com expectativa de crescer 50% em faturamento
Segundo a Adjust, o ano de 2024 deve ser transformador para o setor de aplicativos financeiros mobile. Após desafios enfrentados em 2022 e início de 2023, o crescimento do mercado voltou a ganhar impulso. Tecnologias como inteligência artificial e blockchain estão dominando o espaço e aprimorando a experiência do usuário e a segurança, diz.
“Após o “inverno das criptomoedas”, houve uma recuperação nesse setor, com os aplicativos financeiros evoluindo para apoiar essa tendência. Aplicativos de empréstimos também estão se tornando essenciais, à medida que os usuários lidam com condições macroeconômicas desafiadoras”, diz Levi.
O relatório abrange diversas verticais de aplicativos financeiros, incluindo bancos, criptomoedas, pagamentos e negociação de ações. Foram analisados dados na América Latina, do Norte, Ásia-Pacífico (APAC), Oriente Médio e Norte da África. Os dados foram coletados a partir de uma amostra dos principais 3 mil aplicativos e de um conjunto de apps monitorados pela empresa, com informações de 45 países.
O relatório completo (em inglês) pode ser baixado nesse link.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!