Áudio histórico mostra a vitória da seleção na estreia da Copa de 1962

A seleção brasileira, campeã mundial em 1958, na Suécia, partiu em busca do bicampeonato, no Chile, quatro anos depois. Pelé e Garrincha eram as grandes estrelas da equipe comandada por Aymoré Moreira. A estreia, em Viña del Mar, foi contra o México. O grupo contava ainda com a Tchecoslováquia e a Espanha. 

BRASIL 2 × 0 MÉXICO – Viña del Mar – 30.05.62
Brasil: Gylmar, Djalma Santos, Mauro, Zózimo e Nilton Santos; Zito, Didi, Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo.
México: Carbajal, Del Muro, Guillermo Sepulveda, Jose Villegas, Cardenas, Najera, Del Aguila, Salvador Rejes, Héctor Hernández, Isidoro Diaz e Antonio Jasso.
Árbitro: Gottfried Dienst (Suíça).
Gols: Zagallo (11) e Pelé (28) no segundo tempo.

Depois de um primeiro tempo sem gols, Zagallo balançou as redes aos 11 minutos da etapa final. Aos 28 minutos, Pelé entrou na área adversária driblando como uma “locomotora”, expressão usada por um locutor chileno, e marcou o segundo da seleção brasileira.

A imprensa fez críticas ao time de Aymoré Moreira. O desempenho ficou abaixo das expectativas. O técnico sofria pressões para tirar Mauro Ramos de Oliveira e escalar Bellini, capitão em 1958. Até mesmo Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação, defendia a mudança. Mas o treinador manteve Mauro.

A capa da Folha de S.Paulo do dia seguinte trazia em manchete: “Pelé abriu o ferrolho mexicano.” Mauro e Pelé foram apontados como os melhores em campo. Já O Globo dizia: “Foi um bom começo, mas sem chegar ao ideal.” A reportagem informava: “Tão pronto terminou o jogo de ontem, o presidente da CBD enviou um telegrama à delegação brasileira no Chile. Nesse despacho telegráfico, João Havelange felicitou a embaixada nacional pela estreia vitoriosa na VII Jules Rimet.” Apesar do entusiasmo do cartola, o jornal apontava: “A dificuldade da vitória do Brasil sobre o México, em sua estreia em Viña del Mar, está espelhada em foto que mostra o esforço inútil de Vavá para superar Reyes, número oito dos mexicanos, que recuou para ajudar a destruir os ataques brasileiros que só deram fruto no segundo tempo com os gols de Zagallo e Pelé.”

Apesar das críticas, a seleção estreou com vitória na Copa e teria um páreo duro contra a Tchecoslováquia, partida marcada pela contusão de Pelé que ficou fora do mundial em definitivo.

Confira o podcast

Ouça agora a íntegra do duelo entre Brasil e México na transmissão da Rádio Guaíba. A narração é de Mendes Ribeiro. O áudio foi recuperado e gentilmente cedido para a Jovem Pan pelo pesquisador Ciro Götz, do Rio Grande do Sul. Uma raridade!