Autora de best-seller relembra trajetória e explica três fundamentos do sucesso e do desenvolvimento pessoal
Nossa Mulher Positiva é Fernanda Tochetto, que possui mais de 20 anos de carreira e estudos sobre a mente e comportamento humano, já teve seus treinamentos, palestras, cursos e mentorias frequentados por mais de 20 mil alunos e impactou (direta e indiretamente) a vida de mais de 100 mil pessoas.
1. Como começou a sua carreira? Comecei minha jornada de trabalho muito cedo, cresci com a barriga no balcão, ajudando no mercado dos meus pais. Me lembro bem da sensação que tive quando, aos 12 anos, recebi meu primeiro salário. Talvez tenha sido o trabalho mais importante da minha vida, porque aprendi na prática todas as funções do negócio. E como tinham características particulares por ser um negócio familiar, isso se tornava um desafio maior. E foi ali que aprendi a ter algo meu para cuidar. Quando digo que tenho para mim que tenha sido o trabalho mais importante da minha jornada, me refiro especialmente à rotina, prática, ao dia a dia, porque grande parte das pessoas acham que ter o estudo, seja uma graduação, pós ou até mesmo mestrado, seja tudo na vida, mas não é. Nada substitui você ter “as manhas” de como fazer, e isso está diretamente ligado ao seu comportamento e habilidades que vai desenvolvendo. Esse cenário todo me fez escolher a psicologia. Quando finalizei a graduação, logo já estava envolvida em um trabalho como consultora de RH em empresas de grande porte. Segui com desenvolvimento de pessoas, treinamentos e mentorias. E a soma dessa jornada, dessas trocas com tantas pessoas de distintos cenários profissionais, me fez desenvolver uma metodologia exclusiva e que, atualmente, é o centro de todo o meu negócio. Ver as pessoas destravando seu potencial e seus sonhos, é o que me move desde a época do mercado.
2. Como é formatado o modelo de negócios da FT Human? O centro de atuação da FT Human é o desenvolvimento de pessoas, através de uma educação mais prática do que teórica. Existem três fundamentos que precisam estar alinhados e que, em consequência, garantem sucesso na jornada: o primeiro é performance emocional e liderança pessoal; o segundo diz respeito a performance pessoal e profissional; e o terceiro é a performance empreendedora. A FT, indiferente do estágio do cliente, traz o símbolo da montanha como ponto central de despertar, onde você consegue ter clareza do seu momento atual, descobrir de verdade para onde quer ir, e qual a rota que precisa traçar entre um ponto e outro, e tudo o que precisa de atenção, para que o caminho seja de realização. Nós atuamos com clareza de sonhos, com estabelecimento de metas claras e atingíveis. Infelizmente, a maior parte das pessoas não sabe estabelecer metas, não entende os três pontos da sua montanha e a consequência disso são pessoas frustradas, aumento de número de doenças com burnout, ansiedade e depressão. Não existe forma de multiplicar resultados nos negócios, sem respeitar e agir nesses fundamentos. Na FT Human, os serviços que oferecemos para chegar no maior número de pessoas, das mais diferentes classes sociais permeiam através de livros, workshops, palestras, imersões, treinamentos, e grupo de empresários.
3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira? Na minha carreira tive vários, mas um que foi um marco foi logo após me casar. Meu esposo e eu tivemos que nos mudar da nossa cidade natal, porque lá todas as portas nos foram fechadas. Estávamos com nossos diplomas na mão, cheios de energia para começar grandes ações, e nenhuma oportunidade nos foi dada. A solução foi nos mudar para uma cidade há mais de 100 km de distância, onde não conhecíamos ninguém. Fomos jogados literalmente na fogueira e colocados sob uma pressão gigantesca, sair da zona de conforto, sei bem o que é isso. Então, entre nos acostumar a uma região de clima diferente, de cultura diferente, longe da família, nos impulsionou demais. E, acredite, foi desafiador, mas tenho clareza absurda que foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. E aqui fica um grande ensinamento para as pessoas, o filósofo Sartre diz que “não importa o que a vida fez de você, importa o que você fez com o que vida fez de você”.
4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora? Volto na resposta em que falo da importância do alinhamento dos três fundamentos para uma vida com realização. Esse é o ponto central de tudo. Tenho os meus valores muito claros, e sempre que tomo uma decisão, os coloco na mesa, por isso aprendi a dizer sim para as coisas certas, e não sem culpa para o que era necessário. E o mais importante de tudo, tenho apoio do meu esposo, da minha família, e uma equipe que faz com que tudo o que eu sonho seja possível de ser alcançado, garantindo que tudo o que eu considero importante para minha jornada não seja afetado. E assim tem sido possível construir meu legado, e ser exemplo para minha filha.
5. Qual seu maior sonho? Impactar milhares de pessoas no mundo com metodologia saia do rascunho. Eu sei que a minha metodologia salva vidas. Ser uma mulher centenária, com saúde mental e física, eu amo viver. E seguir conhecendo o mundo, culturas novas, e vivendo experiências, afinal são as sensações que temos na jornada, que vamos carregar conosco quando o último dia chegar.
6. Qual sua maior conquista? Ter me tornado mãe, o nascimento da minha filha foi um dos momentos mais lindos da minha vida, ter uma família edificada. E claro, não posso falar de conquistas sem mencionar meu livro best-seller “Destrave sua vida e Saia do Rascunho”, e tudo o que meu negócio tem proporcionado aos meus clientes, que confiam tanto em mim, e como consequência o nascimento do meu grupo premium de empresários chamado Tittanium.
7. Livro, filme e mulher que admira? Admiro demais a Claudia Bartelle, ela é uma gaúcha que tem uma história tão impressionante, uma história de fé, que me faz ter certeza o quanto Deus acompanha cada um de nós. O livro de Ray Dalio, chamado Princípios é sensacional, e deveria com certeza ser lido por todas as pessoas do mundo. E um filme que acho que tem a ver com tudo o que eu acredito, principalmente na área de se desenvolver, de criar uma versão melhorada de si mesmo é King Richards, criando Campeãs.