Autoridades lamentam morte do Papa emérito Bento XVI: ‘Exemplo de amor e fé’

Quase 10 anos depois de renunciar ao cargo máximo da Igreja Católica, o Papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31, em um mosteiro no Vaticano. A informação foi divulgada pela Igreja no começo da manhã. A notícia rapidamente repercutiu no mundo. Diversas autoridades já se manifestaram e lamentaram a morte do ex-pontífice. A premiê italiana Giorgia Meloni disse que Bento foi “gigante da fé e da razão”. O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que o papa emérito trabalhou “por um mundo mais fraterno”.”O meu pensamento dirige-se aos católicos de França e do mundo inteiro, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento XVI, que trabalhou com alma e inteligência por um mundo mais fraterno”, escreveu o francês, no Twitter. O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, declarou “enormes condolências” pela morte do papa emérito. “Um grande teólogo que com o seu magistério soube acompanhar a Igreja no mundo contemporâneo. A cidade de Roma se apega à dor dos fiéis de todo o mundo”, declarou, também nas redes sociais. Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse “estar triste” com a notícia e chamou Ratzinger de “grande teólogo”. No Brasil, o ex-ministro da Educação, Marcelo Queiroga, falou de Bento como “exemplo de amor e fé”, enquanto a Convenção Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), definiu o ex-pontífice como “humilde trabalhador na vinha do Senhor”. Por sua vez, o cardeal e arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, desejou que o papa emérito “descanse em paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade”. “Rezemos em sufrágio por ele”, completou. Neste sábado, às 12h, na Catedral da Sé, o cardeal presidirá uma missa em sufrágio de Bento XVI.
Confira abaixo as mensagens divulgadas pelos chefes de Estado e autoridades:
Benedetto XVI è stato un gigante della fede e della ragione. Ha messo la sua vita al servizio della Chiesa universale e ha parlato, e continuerà a parlare, al cuore e alla mente degli uomini con la profondità spirituale, culturale e intellettuale del suo Magistero. pic.twitter.com/NBPxMyMykT
— Giorgia Meloni (@GiorgiaMeloni) December 31, 2022
Saddened to hear of the passing of Pope Emeritus Benedict XVI, this evening. May he rest in eternal peace. pic.twitter.com/wnUwGfK99o
— Anthony Albanese (@AlboMP) December 31, 2022
Als „deutscher“ #Papst war #BenediktXVI. für viele nicht nur hierzulande ein besonderer Kirchenführer. Die Welt verliert eine prägende Figur der katholischen Kirche, eine streitbare Persönlichkeit und einen klugen Theologen. Meine Gedanken sind bei Papst Franziskus.
— Bundeskanzler Olaf Scholz (@Bundeskanzler) December 31, 2022
Mes pensées vont aux catholiques de France et du monde, endeuillés par le départ de Sa Sainteté Benoît XVI, qui œuvra avec âme et intelligence pour un monde plus fraternel.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) December 31, 2022
“Be afraid neither of the world, nor of the future, nor of your weakness.”
Saddened to learn of the demise of His Holiness Pope Emeritus Benedict XVI.
Europe mourns him. May he rest in peace
pic.twitter.com/UJQYxpaXJW
— Roberta Metsola (@EP_President) December 31, 2022
I am saddened to learn of the death of Pope Emeritus Benedict XVI.
He was a great theologian whose UK visit in 2010 was an historic moment for both Catholics and non-Catholics throughout our country.
My thoughts are with Catholic people in the UK and around the world today.
— Rishi Sunak (@RishiSunak) December 31, 2022
Bento XVI um exemplo de sabedoria e fé. Um intelectual sofisticado e defensor intransigente da doutrina da igreja. pic.twitter.com/xVfyvSm5St
— Marcelo Queiroga
(@mqueiroga2) December 31, 2022
Faleceu o papa emérito Bento XVI. Que descanse em paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade. Rezemos em sufrágio por ele.
— Dom Odilo Scherer (@DomOdiloScherer) December 31, 2022
*Mais informações em instantes