BCG: 70% das empresas têm projetos com IA generativa, mas estão despreparadas

Sete em cada dez executivos (70%) de marketing, vendas e serviços em diferentes setores dizem que suas organizações desenvolveram pelo menos dois casos de uso de IA generativa, e 74% esperam que a tecnologia melhore as principais métricas de negócios, incluindo eficiência operacional e volume de vendas. No entanto, muitos não alcançaram o retorno sobre o investimento (ROI) projetado porque esses casos de uso iniciais são limitados e não exploram o potencial da IA.
É o que revela um estudo do Boston Consulting Group (BCG) revelado recentemente. Foram ouvidos 900 executivos em cargos de gestão de diferentes setores, regiões e que atuam em empresas de variados tamanhos. O estudo se chama A Bold AI Ambition for B2B Marketing, Sales, and Service.
“A maioria das empresas se concentra em implementar a GenAI em tarefas cotidianas, como geração de conteúdo e criação de e-mails. Embora esses esforços possam trazer ganhos de produtividade a curto prazo, eles não são suficientes para transformar de maneira fundamental a jornada do cliente”, diz em comunicado Eduardo Leone, diretor executivo e sócio do BCG.
Ultima semana: Inscreva-se no prêmio ‘As 100+ Inovadoras no Uso de TI’!
Para liberar esse potencial, diz o BCG, é preciso avaliar os casos de uso sob três ângulos – o que a consultoria chama de Deploy Reshape Invent (Implemente Mude Invente, em tradução livre). O que na prática significa começar implementando a GenAI para tarefas do dia a dia para gerar ganhos rápidos, e depois repensar processos e fluxos de trabalho existentes, integrando a IA para otimizar a eficiência e a eficácia.
Por último, é preciso criar experiências, produtos e modelos de negócios impulsionados pela IA, diz o BCG.
“As empresas que realizam transformações de IA com sucesso colocam 70% do esforço em pessoas e processos, incluindo gestão de mudanças, versus 20% em dados e tecnologia, e 10% em algoritmos. Por isso, os líderes devem definir uma ambição de IA unificada e ousada que force as áreas de marketing, vendas e serviço a reimaginar os principais processos e fluxos de trabalho”, diz Leone.
IA nos negócios
Segundo o estudo, 75% dos líderes de marketing, 70% de vendas e 67% de serviços ao cliente acreditam que as companhias nas quais trabalham estão mal preparadas para adotar soluções de GenAI ou se sentem neutros sobre isso. Isso se deve a desafios como qualidade e conhecimento dos dados, falta de alinhamento, problemas de segurança e privacidade, dificuldade de escalabilidade, e complexidade da integração da IA com sistemas existentes.
Dentre os respondentes, 66% indicam já estarem utilizando a tecnologia para geração de conteúdo de marketing, 50% para criação de e-mails de vendas e 47% para serviços de interfaces de conversação automatizadas ou generativas para interação com clientes.
Cerca de 80% esperam aumentar os investimentos em GenAI nos próximos 12 meses. Dentre os líderes pesquisados, 90% acreditam que, nos próximos três anos, a solução será importante ou fundamental para todos os processos críticos de negócio.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!