Blue Origin, de Bezos, lança com sucesso rival da SpaceX

blue origin, jeff bezos

A corrida espacial de bilionários entrou em uma nova fase hoje (16), quando a Blue Origin, de Jeff Bezos, lançou com sucesso seu foguete New Glenn, de 320 pés de altura, a partir de Cabo Canaveral, na Flórida.

Segundo informações do The Verge, às 2h03 (horário da costa leste dos EUA) desta manhã, os sete motores BE-4 reutilizáveis do New Glenn foram acionados para impulsionar o foguete NG-1 ao espaço, com o segundo estágio e a carga útil chegando à órbita e alcançando o objetivo principal da Blue Origin. A empresa também ativou com sucesso o veículo de carga Blue Ring Pathfinder, que está “recebendo dados e apresentando bom desempenho”.

Leia também: China avalia venda do TikTok nos EUA para Elon Musk, diz agência 

Paralelamente, o primeiro estágio do foguete — apelidado de “So You’re Telling Me There’s A Chance” (“Então Você Está Me Dizendo Que Existe Uma Chance”) — desceu autonomamente até sua plataforma de pouso, localizada a algumas centenas de milhas da costa no Oceano Atlântico.

Porém, ao se aproximar da barcaça Jacklyn, o propulsor perdeu contato com o controle e parou de enviar dados. A Blue Origin confirmou que o propulsor foi perdido durante a aterrissagem. A empresa tentará novamente na primavera.

Ainda assim, o objetivo da Blue Origin para o lançamento não-tripulado de hoje era fazer o New Glenn alcançar a órbita. Qualquer feito além disso seria um bônus. “Não importa o que aconteça, aprenderemos muito”, disse o CEO da Blue Origin, Dave Limp, antes do lançamento de hoje.

A decolagem ocorre após quase uma década de desenvolvimento e coloca a SpaceX, de Elon Musk, em alerta. O New Glenn tem capacidade de transporte similar à do Falcon Heavy, da SpaceX, e é destinado a levar cargas ao espaço em uma plataforma de lançamento reutilizável.

Isso inclui satélites para o serviço de internet de alta velocidade e baixa latência da Amazon, rival do Starlink. Os primeiros desses 3.236 satélites do Projeto Kuiper devem ser lançados em breve em órbita baixa da Terra, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, antes de o New Glenn assumir o transporte de cargas mais pesadas.

“Estou extremamente orgulhoso de o New Glenn ter alcançado a órbita na sua primeira tentativa”, disse Limp. “Sabíamos que pousar nosso propulsor na primeira tentativa seria uma meta ambiciosa. Aprenderemos muito com o dia de hoje e tentaremos novamente em nosso próximo lançamento na primavera.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!