BNDES aprova R$ 118,8 milhões para inovação no Grupo WEG

BNDES, WEG

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 118,8 milhões voltado para a inovação e destinado ao catarinense Grupo WEG. O dinheiro será aplicado em projetos de digitalização e descarbonização executados até 2025, incluindo pesquisa de novos materiais e desenvolvimento de motores elétricos.

O plano da WEG será conduzido pela equipe de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Jaraguá do Sul (SC), onde fica a sede da companhia. Estão previstos o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, incorporação de tecnologias 4.0, conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real.

Leia mais: Nvidia se torna 4ª empresa mais valiosa do mundo, superando Alphabet e Amazon

Na lista também parecem o desenvolvimento de materiais para motores elétricos, visando reduzir perdas de fabricação; novas topologias de motores elétricos, como motores lineares para atender necessidades de mobilidade elétrica.

Em comunicado, José Luis Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do banco, diz que o investimento contribui com uma indústria nacional “mais inovadora e digital, verde, exportadora e produtiva”. A iniciativa, diz o executivo, está alinhado ao plano recém-anunciado do Governo Federal, o Nova Indústria Brasil.

“Com o apoio do BNDES, um parceiro histórico da indústria brasileira, estamos impulsionando não só o nosso compromisso com o avanço tecnológico no Brasil, mas criando soluções que agregarão valor à economia e trarão oportunidades à sociedade como um todo”, diz André Menegueti Salgueiro, diretor de finanças e relações com investidores da WEG.

Em 2022, a WEG lançou um programa de carbono neutro, com meta de reduzir em 52% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!