Brasil é destaque em projetos de IA generativa no GitHub em 2024
O Brasil é destaque no GitHub, plataforma de desenvolvimento, com um aumento de 55% nas contribuições a projetos de inteligência artificial (IA) generativa na plataforma. No relatório State of the Octoverse 2024, publicado hoje (26), a empresa revelou ainda um salto de 41% no total de contribuidores brasileiros em projetos de IA generativa, indicando que o País está contribuindo ativamente no crescimento global da tecnologia.
Segundo o GitHub, o Brasil acena com a comunidade de desenvolvedores que cresce mais rapidamente em toda a América Latina. O País, revela, ocupa o quarto lugar no ranking dos que crescem mais rápido no mundo, com um aumento de 27% em 2024. Atualmente, o país soma 5,4 milhões de pessoas na plataforma e performa como a quarta maior base de desenvolvedores do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China.
IA generativa e Python
Em um fenômeno global, o GitHub testemunhou um salto de 98% no lançamento de novos projetos públicos de IA generativa, acompanhado por um crescimento de quase 60% nas contribuições para essas iniciativas.
De acordo com o GitHub, a nova geração de desenvolvedores, caracterizada por uma mentalidade inovadora e orientada à resolução de problemas, está impulsionando projetos que promovem melhorias habitacionais e mudanças sociais, utilizando modelos de IA mais compactos.
Além disso, mais de 1 milhão de estudantes, professores e mantenedores de código aberto já abraçaram o GitHub Copilot em seus programas de acesso gratuito, demonstrando como a IA inspira e capacita uma nova onda de talentos na área de desenvolvimento.
O crescimento global nas atividades envolvendo IA generativa também contribuiu para que Python, uma das principais linguagens associadas a essa tecnologia, se tornasse a mais usada do GitHub, ultrapassando o JavaScript, que liderou o ranking por anos. A inovação em GenAI na plataforma se expandiu até os repositórios públicos, indicando um movimento crescente no desenvolvimento de projetos de código aberto.
Além disso, a IA tem sido vista como um ativo pelo governo do Brasil, que anunciou recentemente o primeiro Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), com investimentos de R$ 23 bilhões para guiar o desenvolvimento e aplicações éticas e sustentáveis da tecnologia no país.
Código aberto
A plataforma também está se tornando um imã para novos colaboradores em código aberto, com muitos voltados para iniciativas de inteligência artificial. O Brasil também é o quarto maior contribuidor para projetos de código aberto na plataforma e o único país latino-americano no top 10 global.
O open source está crescendo e vem fomentando a inovação no país, com sua importância já reconhecida por entidades como o Banco Central, que disponibilizou os protocolos do Pix no GitHub para encorajar outros países a criarem sistemas de pagamento instantâneo similares.
Comunidade de devs
No ecossistema do GitHub, a comunidade de desenvolvedores está em plena ascensão, especialmente no sul global. Países como Brasil, Índia e Nigéria, gigantes populacionais de seus continentes, assumem protagonismo. Com mais de 17 milhões de usuários ativos na plataforma, a Índia está em rota de colisão para superar os Estados Unidos, atualmente o líder em número de desenvolvedores, até 2028.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!