Brasil representa 15% da formação de profissionais de TI da Cisco na América Latina

A Cisco pretende formar 25 milhões de alunos nos próximos dez anos, sendo 6,2 milhões na América Latina. A meta chega na celebração aos 25 anos do programa Cisco Networking Academy (NetAcad).

“O Cisco Networking Academy está comemorando 25 anos com forte atuação mundial, em mais de 190 países. O Brasil, país estratégico para o programa, capacita mais de 15% dos alunos da América Latina. A região representa cerca de 25% da ambiciosa meta global anunciada pela Cisco de formação profissional em diversas tecnologias para os próximos dez anos, ou seja, 6,2 milhões de pessoas. Estamos orgulhosos da nossa jornada educacional no Brasil, com mais de 532 mil pessoas impactadas. Também ansiosos para apoiar esta meta inspiracional global, junto com nossos parceiros e academias nacionais, e desenvolver a nova geração de profissionais de tecnologia do país”, explica Gabriel Bello Barros, líder do Cisco Networking Academy no Brasil.

Além disso, a plataforma Skills for All, ganhará novos cursos em português. Voltada para quem busca conhecimento em tecnologia, de nível iniciante a intermediário, a plataforma foi lançada no final do ano passado para oferecer aprendizado online de qualidade, preparando alunos de todo mundo para uma carreira e certificações em tecnologia. A Skills for All reúne diversos cursos online gratuitos, vídeos e planos de carreira para a área.

Para atender o mercado brasileiro, a Skills for All está lançando mais seis cursos básicos em português:

– Conceitos Básicos de Redes

– Dispositivos de Rede e Configuração Inicial

– Segurança de endpoint

– Defesa de rede

– Gerenciamento de Ameaças Cibernéticas

– Endereçamento de Rede e Solução Básica de Problemas

Presente em 190 países, o Cisco Networking Academy já treinou mais de 17,5 milhões de alunos no mundo e, só na América Latina, formou mais de 4 milhões. No Brasil, o projeto existe desde 1999, e já impactou mais de 532 mil alunos, em cerca de 40 cursos, entre profissionalizantes e de inclusão digital.

Mulheres nos cursos da Cisco

Desde sua chegada ao Brasil, em 1999, o Cisco Networking Academy impactou 532.277 alunos no país, sendo 20% mulheres.

O “CiberEducação Cisco Brasil” é um dos principais projetos do Networking Academy e consiste em cursos profissionalizantes em Segurança Digital em parceria com grandes instituições educacionais e de ensino técnico. No “CiberEducação”, de cada cinco participantes, uma é mulher, e dos alunos que efetivamente realizam o curso completo e se formam, cerca de 17% são mulheres, ou seja, a cada três mil formados, 500 são mulheres.

Além disso, o Networking Academy conta com a iniciativa “Women Rock IT”, que oferece bolsas de estudo para mulheres em cursos de tecnologia. Mais de três mil mulheres já participaram das 3 edições do programa (2020, 2021 e 2022) sendo que mais de 1.300 se formaram em cursos preparatórios para certificação em redes.