Cadeias de suprimentos tecnologicamente maduras são 23% mais lucrativas, diz Accenture

supply chain, Accenture, fornecedores, armazem, cadeias de suprimentos

Uma pesquisa divulgada pela Accenture nessa quarta-feira (31) indica que empresas com cadeias de suprimentos maduras são 23% mais lucrativas. Elas também têm seis vezes mais probabilidade de usar inteligência artificial e IA generativa em processos logísticos.

O relatório – chamado Next stop, next-genfoi formulado pela Accenture e analisou 1.148 empresas, de 10 setores, em 15 países, inclusive o Brasil. Ele define a maturidade de supply chain como uma extensão da capacidade das companhias para utilizar IA generativa, machine learning e outras tecnologias para tomadas de decisão autônomas, simulações avançadas e melhoria contínua.

Segundo a consultoria, essas competências permitem que as corporações se adaptem mais rapidamente às mudanças.

Leia também: Coca-Cola usa IA para adaptar peças publicitárias em diferentes mercados globais

O relatório mostra que as chamadas ‘Líderes’, ou seja, 10% das empresas com maior pontuação na escala de maturidade, alcançaram margens 23% superiores que as concorrentes (11,8% versus 9,6%) entre 2019 e 2023. Também entregaram retornos 15% melhores aos acionistas (8,5% versus 7,4%).

“Os gestores estão investindo grandemente em tecnologias cada vez mais sofisticadas, especialmente IA e IA generativa, para construir a próxima geração de habilidades para processos de fornecimento”, diz em comunicado Flávio Barreiros, líder de Suppy Chain & Operations para a América Latina na Accenture.

Enquanto apenas 9% de todas as empresas usam IA e IA generativa amplamente nas cadeias de suprimentos, mais líderes o fazem: 37% em comparação com 6% dos concorrentes. Os gestores têm oito vezes mais probabilidade de reduzir o tempo para desenvolver e lançar produtos em 30%, 8,5 vezes mais possibilidades de desenvolver produtos ecologicamente corretos, e seis vezes mais viabilidade de melhorar a eficiência dos recursos de engenharia em 30%.

Desafios

Embora a pontuação média de maturidade da cadeia de suprimentos tenha aumentado mais de 50% entre 2019 e 2023, a pontuação média de todas as empresas é de 36%. Ela varia entre setores e países — de 22% no México a 52% no Japão, e de 31% para empresas de bens de consumo a 40% para empresas aeroespaciais e de defesa.

“As cadeias de suprimentos ainda estão em processo de desenvolvimento, apesar de já terem evoluído significativamente com tecnologias como inteligência artificial e automação (…). Os recursos atuais existentes, como design generativo para desenvolver produtos, instalações altamente automatizadas para produzi-los e análises avançadas e machine learning para reprojetar a demanda e prever obstáculos de fornecimento estão apenas no começo”, completa Barreiros.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!