Canadá processa Google por conduta anticompetitiva na publicidade on-line
O Escritório de Concorrência do Canadá entrou com uma ação contra a Alphabet, dona do Google, por supostas práticas anticompetitivas na publicidade on-line. Segundo informações da Reuters, a ação foi movida no Tribunal de Concorrência, com pedidos que incluem a venda de duas ferramentas de tecnologia de publicidade do Google e a aplicação de uma penalidade para garantir a conformidade com as leis de concorrência canadenses.
O Google respondeu afirmando que a reclamação ignora a intensa concorrência existente no mercado, onde compradores e vendedores de publicidade têm várias opções, e se disse preparado para defender seu caso no tribunal.
Leia também: Desafio de crescimento da IA está na gestão de mudança, acredita Marco Stefanini
Dan Taylor, vice-presidente de Anúncios Globais do Google, destacou que as ferramentas de tecnologia publicitária da empresa ajudam sites e aplicativos a financiarem seus conteúdos e permitem que empresas de todos os tamanhos alcancem novos clientes de forma eficaz.
Investigação em curso
A investigação do Escritório de Concorrência foi iniciada em 2020 para examinar se o Google estava adotando práticas prejudiciais à concorrência no setor de publicidade online. Este ano, a investigação foi expandida para incluir os serviços de tecnologia publicitária da empresa.
De acordo com o regulador canadense, a investigação concluiu que o Google é o maior provedor de soluções tecnológicas para publicidade na web no Canadá e que tem abusado de sua posição dominante com a intenção de manter e fortalecer seu poder de mercado.
O caso se alinha ao esforço do Departamento de Justiça dos EUA, que também busca comprovar que o Google monopolizou os mercados de servidores de anúncios para publishers e redes de anúncios para anunciantes.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!