Canva embarca na era da programação com nova ferramenta de geração de códigos

Três pessoas em palco, sorridentes e celebrando debaixo de uma chuva de confetes coloridos. Estão posicionadas em frente a um grande ecrã azul com o texto “Canva Create Uncharted”. O grupo, composto por dois homens e uma mulher, veste roupas casuais e demonstra entusiasmo e alegria, com expressões felizes e braços erguidos.

Em sua quarta edição, o Canva Create, evento anual da plataforma de comunicação visual, o Canva, revelou uma nova ferramenta embarcada com inteligência artificial (IA). Desta vez, ao invés de geração de imagens, o foco serão os códigos. Criado para facilitar o acesso à programação, o Canva Programação faz parte do novo Kit de Criação Visual 2.0 e permite que os usuários criem designs interativos a partir de códigos gerados por IA com alguns comandos de texto.

A ferramenta foi criada para facilitar a materialização de ideias de usuários, principalmente na área da educação, um dos maiores segmentos da plataforma. No entanto, ela surgiu de uma própria necessidade.

Durante o desenvolvimento de outros produtos para o Kit de Criação, a equipe percebeu uma certa lentidão nos processos para criar protótipos e decidiram criar um modelo de IA que pudesse programar por eles. Ao final do projeto, Melanie Perkins, cofundadora e CEO do Canva, percebeu que aquilo também poderia ser uma dor dos seus clientes e um produto viável.

Veja mais: Metade dos executivos admite que IA generativa aumentou impacto ambiental de empresas

Na apresentação das novidades deste ano para jornalistas, a CEO revelou que o foco da plataforma foi criar soluções que integrassem criatividade e produtividade. Além do Canva Programação, o novo kit também apresenta uma funcionalidade para criação e personalização de planilhas, aprimoramento de ferramentas antigas, como o editor de fotos e o uso ainda mais presente de inteligência artificial generativa, com o lançamento de um assistente digital, o Canva AI.

A tecnologia gera insights para as equipes e funciona de forma conversacional, mas, no momento, apenas em inglês. Também será possível criar conteúdo para redes sociais em escala e gerar novos gráficos dentro da plataforma, agora integrada ao Google Analytics.

No último ano, com mais de 230 milhões de usuários ativos mensais, o Canva ultrapassou US$ 3 bilhões em receita anual, sendo o Brasil o segundo maior mercado da companhia. Segundo dados da própria empresa, em apenas um ano, os brasileiros geraram quase 250 milhões apresentações pela plataforma.

Desde seu lançamento, já foram criados 35 bilhões de designs e, no ano passado, o Kit de Criação Visual do Canva foi usado por mais de 95% das empresas que figuram no ranking Fortune 500, incluindo grandes nomes como T-Mobile, Salesforce e FedEx. “Estamos muito felizes em apresentar o Kit de Criação Visual 2.0, que une a criatividade à produtividade, o maior lançamento de produtos desde que o Canva foi criado, há mais de uma década”, afirma Melanie.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!