Quer se capacitar? Setor de tecnologia abre mais de 1 milhão de vagas em cursos de IA

Uma sala escura de aula ou laboratório de informática com múltiplos monitores exibindo código de programação. No centro, um instrutor ou especialista em tecnologia, de costas para a câmera, gesticula enquanto explica algo para os alunos. Uma grande tela de projeção na parede exibe linhas de código, iluminando o ambiente com um brilho azulado. Os alunos, visíveis como silhuetas, estão concentrados em seus computadores.

O setor de Tecnologia está repleto de oportunidades esta semana. O Governo do Estado de São Paulo abriu um milhão de vagas para um curso de inteligência artificial. O Insper, a AWS e o RD Station também trouxeram novas turmas de seus treinamentos de capacitação. O IT Forum trouxe um compilado dessas oportunidades disponibilizadas esta semana, além de uma lista de cargos abertos nas empresas do setor. Confira abaixo:

ST-One

A ST-One, empresa especializada em Ciência de Dados para a indústria, está com 40 vagas abertas para contratação ao longo de 2025. Entre as oportunidades abertas, há posições para automação, dados e desenvolvimento. Os requisitos variam conforme a função, mas experiência na indústria, domínio de linguagens como SQL, JavaScript ou Python, além de fluência em inglês e/ou espanhol, são diferenciais competitivos.

Os interessados podem acompanhar as oportunidades no site da ST-One.

Serasa

A Serasa Experian, empresa de datatech, está com vagas abertas em seus escritórios de São Paulo (SP), São Carlos (SP), Blumenau (SC) e Brasília (DF). São 50 posições a área de Tecnologia e Dados. Os formatos de trabalho são home office, híbrido e presencial, dependendo do setor de atuação. Os selecionados terão a oportunidade de trabalhar com jornada flexível, podendo escolher qual o horário deseja fazer, de acordo com a vaga. Para se candidatar acesse o site de carreiras da Serasa Experian.

Lanlink

A Lanlink abriu vagas para contratações em oito estados – Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, São Paulo e Sergipe –, no Distrito Federal, além de oportunidades para profissionais residentes em qualquer estado.

Para concorrer às vagas, os interessados devem acessar a página de carreiras da Lanlink na plataforma Gupy e fazer suas inscrições.

Superlógica

O Grupo Superlógica, corporação de soluções tecnológicas e financeiras para os mercados condominial e imobiliário no Brasil, está com inscrições abertas para seu programa de estágio, o Elevate. Esta é a primeira edição do projeto e oferece vagas nas áreas de Banking, Crédito, Dados, Engenharia e Produto. O Elevate tem duração de 18 meses, com possibilidade de efetivação e as inscrições vão até o dia 21 de fevereiro.

Para se candidatar, é preciso ter entre 21 e 28 anos, estar no antepenúltimo ou penúltimo ano da graduação e ter disponibilidade para estagiar na modalidade 100% presencial nos escritórios de Campinas ou Barueri (SP). Os interessados devem se inscrever aqui para Campinas e aqui para Barueri.

Getnet

A Getnet, empresa de tecnologia para meios de pagamento da PagoNxt, do Grupo Santander, está com inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz 2025. A iniciativa é 100% afirmativa para jovens pretos e possui vagas disponíveis para moradores de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Campo bom (RS). Este é um primeiro passo para aqueles que desejam ingressar na Getnet Brasil, podendo futuramente participar de estágios ou posições efetivas.

O programa funciona realizado em modelo híbrido, com atividades presenciais de 2 a 3 vezes por semana no escritório. Alguns dos pré-requisitos para se candidatar são: ter entre 16 e 22 anos no momento da contratação, ter concluído ou estar cursando o ensino médio, técnico ou superior e ter disponibilidade para uma carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições ficam abertas até 21 de fevereiro. Para saber mais, acesse o site e preencha o formulário.

F1RST

A F1RST, empresa de tecnologia do Santander, está com 100 oportunidades de emprego para profissionais de tecnologia, sendo 45 vagas com foco em desenvolvimento back-end e front-end.
Todas as posições abertas são para atuação na cidade de São Paulo (SP) em modelo de trabalho híbrido.

Para concorrer às oportunidades focadas em desenvolvimento back-end (Java), os candidatos devem ter conhecimentos em Java 11+, desenvolvimento de micro serviços, frameworks (Spring, Spring Boot e Hibernate), Integração com serviços SOAP, Rest (cliente e servidor), Gateway de API, Bancos Redis e PostgreSQL, entre outros requisitos.

Já os requisitos necessários para as vagas em front-end envolvem conhecimentos sólidos em Angular e avançado em HTML, CSS e JavaScript ES6+, experiência com esteira DevOps, ambientes criptografados, testes unitários e com metodologias Ágeis (Scrum), entre outros.

Para participar do processo seletivo o candidato deve realizar a inscrição na plataforma Be Tech Santander.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com um milhão de vagas abertas para o curso gratuito “IA Para Todos”, que desmistifica a ferramenta e ensina os participantes a utilizá-la no dia a dia.

O programa é oferecido em parceria com a StartSe no formato on-line em modo assíncrono, o que permite o estudante realizá-lo quando e onde quiser. Podem participar moradores do estado de São Paulo alfabetizados, sem idade mínima e máxima exigidas. O curso tem um total de quatro horas de aprendizado e pode ser concluído em até três meses, com início imediato após a inscrição. Ao final, os alunos receberão certificado emitido pela StartSe.

Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de março no site do programa Qualifica SP

Leia mais: IDC prevê 13% de crescimento para o mercado de TI brasileiro em 2025

Insper e AWS

O Insper e a Amazon Web Services (AWS) se uniram para oferecer novo programa de treinamento gratuito em Inteligência Artificial (IA) generativa e nuvem. O curso “Inteligência Artificial: Impactos nos Negócios e na Sociedade” está disponível para pessoas acima de 18 anos.

O programa integra o desafio AI Challenge, que é composto pelo curso desenvolvido pelo Insper, além de módulos de treinamento AWS e um hackathon com temáticas desenvolvidas pela Fundação Lemann e pela Fundação Itaú, apoiadores da iniciativa. Para saber mais sobre os módulos e se inscrever, acesse este link.

Montreal

A Montreal anunciou a abertura do programa Montreal Acelera Maker, voltado para estudantes de Tecnologia da Informação que desejam acelerar suas carreiras e ganhar experiência prática em desenvolvimento de software. O programa, que é realizado de forma 100% remota e tem duração de oito meses.

Ao todo serão 30 vagas disponíveis, sendo cinco delas destinadas exclusivamente a ex-alunos do Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte (Prodabel). Para as demais vagas podem se candidatar estudantes de graduação em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação, com pelo menos 1,5 ano restante para conclusão do curso. É necessário também ter conhecimento prévio na linguagem de programação Java e possuam computador próprio com acesso à internet.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de março, por meio deste link.

RD Station

A plataforma de educação da RD Station, RD University está com diversos cursos, que abrangem desde estratégias avançadas de vendas e gestão, até o uso de ferramentas essenciais para o sucesso nos negócios, como WhatsApp, com níveis de aprendizado que variam entre introdutório e avançado, indicado para capacitação de profissionais de diversas áreas.

Todos os cursos gratuitos da RDU disponíveis aqui.

Senac

O Senac São Paulo ofertará mais de 25 mil bolsas de estudo 100% gratuitas em cursos livres e técnicos na área de Tecnologia da Informação. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade.

Entre os programas vigentes, cinco deles são ligados à aprendizados com inteligência artificial, sendo eles: Marketing de conteúdo em redes Sociais com inteligência artificial, inteligência artificial voltada a redes de computadores, inteligência artificial – conceitos e práticas, inteligência artificial com excel e inteligência artificial descomplicada.

Para estes e outros cursos do Senac de Gratuidade o candidato deve acompanhar a abertura dos cursos de interesse no site da instituição e realizar a inscrição 20 dias antes da data do início do curso, sempre ao meio-dia. A ocupação das vagas disponíveis obedece a uma ordem de chegada em fila virtual.

PraTi

A +praTi, iniciativa cívica de educação em tecnologia, anuncia a abertura de duas novas turmas de Dev. Full-Stack Jr, com 600 bolsas de estudo no total, 100% financiadas. As inscrições iniciam no dia 4 de fevereiro e vão até 14 de março.

O curso conta com aulas virtuais ao vivo, três vezes por semana, e prepara os alunos para o mercado de trabalho, entregando conteúdos atualizados sobre as tecnologias mais requisitadas para o desenvolvimento de software.

Os candidatos poderão realizar a prova de seleção entre os dias 15 e 17 de março, pelo site. O resultado será divulgado no dia 29 do mesmo mês, e a aula inaugural está prevista para o dia 8 de abril. Para participar, é necessário ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!