Capela Sistina é preparada para cardeais elegerem novo papa

Os 133 cardeais que elegerão o novo papa ficarão trancados a partir de amanhã na Capela Sistina, diante do afresco de Michelangelo sobre o Juízo Final, onde tudo já está preparado, segundo disse nesta terça-feira (6) a diretora dos Museus Vaticanos, Barbara Jatta. Em conversa com a imprensa, Jatta fez um tour histórico e artístico pela Capela Sistina e mostrou como ela e algumas das salas adjacentes, que foram fechadas desde 28 de abril para preparar o conclave, foram restauradas.
“Os cardeais terão a responsabilidade de seu voto sob a abóbada” (com os afrescos do Gênesis de Michelangelo) e em frente à representação do Juízo Final feita pelo pintor renascentista, em uma obra encomendada pelo papa Júlio II e realizada entre 1508 e 1512. Os cardeais ocuparão as paredes laterais e uma das paredes do fundo – a que fica em frente ao Juízo Final – em duas fileiras, de modo que todos terão visíveis os afrescos, de acordo com a Santa Sé.
De acordo com Jatta, alguns elementos da capela foram removidos para, além de instalar os assentos e a urna de votação, permitir a instalação da saída de fumaça para a chaminé, com a qual se anuncia a eleição do novo papa, desde que a fumaça seja branca. “É a capela mais famosa do mundo, um lugar sagrado e simbólico para a história, a arte e a fé”, disse a diretora dos Museus Vaticanos, que explicou que a primeira vez que um conclave foi realizado ali foi em 1492, para a eleição de Alexandre VI, embora a reunião dos cardeais tenha sido realizada em diferentes lugares.
Confira o álbum de fotos da Capela Sistina em preparação
Somente a partir de 1996 a Sistina foi confirmada como sede definitiva, conforme estabelecido por João Paulo II através da Constituição Apostólica. Jatta disse que os últimos dias, em preparação da Capela Sistina, foram “emocionalmente intensos” após a morte do papa Francisco, mas vividos “em um espírito de serviço”.
A Capela Sistina recebeu cerca de sete milhões de visitantes em 2024, explicou Jatta, que ressaltou que os afrescos em suas paredes não são apenas de Michelangelo, mas também de alguns dos maiores artistas do século XV, como Botticelli, Ghirlandaio, Perugino e Pinturicchio.
As imagens e vídeos divulgados nesta terça-feira também mostram a chamada Sala das Lágrimas, onde três mantos papais de tamanhos diferentes aguardam o futuro pontífice e que é uma sala onde, segundo a tradição, o recém-eleito chefe da Igreja Católica poderia desabafar seu nervosismo chorando.
*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira