Casa Branca informa que Trump e Xi Jinping devem conversar por telefone ‘muito em breve’

A Casa Branca informou nesta terça-feira (3) que os presidentes dos Estados Unidos e da China, Donald Trump e Xi Jinping, devem conversar por telefone “nesta semana” com o objetivo de negociações comerciais entre as duas potências, que se acusaram mutuamente nos últimos dias de violar uma moratória bilateral combinada recentemente em Genebra.

“Haverá uma conversa entre os dois muito em breve”, afirmou à porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista coletiva para falar sobre a possibilidade de os dois presidentes conversarem por telefone. Washington tem falado insistentemente nos últimos dias sobre essa eventual conversa, mas Pequim não se pronunciou a respeito.

Leavitt especificou que Trump “tem um bom relacionamento com o presidente da China”. “Posso afirmar que o governo está supervisionando o cumprimento por parte da China do acordo comercial de Genebra. Sei que, no que diz respeito aos EUA, cumprimos os termos estabelecidos e os funcionários do nosso governo continuam em contato com seus pares chineses”, acrescentou, em relação ao acordo fechado no início de maio.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A declaração da porta-voz foi feita depois que, na última semana, Trump acusou Pequim, sem dar detalhes, de violar o acordo de Genebra, onde as duas partes se comprometeram a reduzir as tarifas até agosto. Pequim respondeu argumentando que foi Washington que violou o acordo ao impor medidas que foram classificadas como “supressão extrema”, como novas restrições sobre chips e o cancelamento de vistos para estudantes chineses anunciados recentemente.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, afirmou ainda que “não há informações” sobre a referida ligação, que Washington espera que sirva para destravar a situação. Washington duplicou as tarifas sobre o aço e o alumínio para 50% nesta quarta-feira, uma medida que prejudicará a China, que é o segundo maior fornecedor de alumínio dos EUA.

*Com informações da EFE
Publicado por Carolina Ferreira