CEO da AWS prevê futuro sem codificação para engenheiros de software com uso de IA

AWS sobre IA Generativa

O avanço da inteligência artificial (IA) está promovendo mudanças significativas em diversas áreas, e a engenharia de software é uma delas. Em uma conversa informal realizada em junho, Matt Garman, CEO da Amazon Web Services (AWS), destacou que o papel dos desenvolvedores está passando por uma transformação radical.

Em um áudio vazado dessa conversa, Garman revelou que, dentro de 24 meses, muitos desenvolvedores poderão deixar de codificar, já que a inovação proporcionada pela IA vai substituir parte desse trabalho.

Leia também: Amazon inicia teste com clones de voz para acelerar produção de audiobooks

“Isso só significa que cada um de nós terá que estar mais sintonizado com o que nossos clientes precisam e com o que o produto final realmente será, porque isso será cada vez mais o foco do trabalho, em vez de se sentar e realmente escrever código”, teria afirmado Garman, conforme relatado pelo Business Insider.

Desde junho, Garman lidera a AWS, divisão na qual ele ingressou como gerente de produto em 2006. A companhia, que recentemente enfrentou demissões nas áreas de vendas, marketing e serviços globais, busca se adaptar à nova realidade imposta pela IA, que está reformulando a maneira como o setor de tecnologia opera.

Essa mudança no papel dos engenheiros de software também é apoiada por líderes de outras grandes empresas. Marco Argenti, Diretor de Tecnologia do Goldman Sachs, compartilhou uma visão semelhante em abril, segundo a Bloomberg. Para Argenti, apenas as habilidades técnicas não são mais suficientes para lidar com a IA. Ele sugeriu que futuros engenheiros estudem filosofia, além de engenharia, como uma forma de desenvolver habilidades de raciocínio crítico para lidar com os desafios trazidos pela inteligência artificial.

*Com informações da Bloomberg

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!