CEO do X se demite dois anos depois de ter sido contratada por Elon Musk para comandar plataforma

Linda Yaccarino anunciou renúncia ao cargo em post na própria rede social. Plataforma está enfrentando críticas por postagens antissemitas do chatbot Grok, criado pela xAI, de Musk. CEO do X se demite 2 anos após ter sido contratada por Elon Musk
A CEO do X (antigo Twitter), Linda Yaccarino, anunciou nesta quarta-feira (9) que está deixando o cargo após dois anos à frente da rede social de Elon Musk.
A renúncia ocorre em meio a uma polêmica envolvendo o Grok, a IA da plataforma. Uma atualização recente do chatbot gerou uma série de comentários antissemitas na rede social nesta semana. As postagens incluíram elogios a Adolf Hitler.
Em uma mensagem publicada no próprio X nesta quarta, Yaccarino fez elogios à plataforma e se disse orgulhosa de sua gestão (veja mais abaixo). Ela também afirmou que “o melhor ainda está por vir”, ao comentar a integração do X com a empresa de inteligência artificial de Musk, a xAI, criadora do Grok.
Elon Musk contratou Yaccarino, uma veterana executiva da publicidade, em maio de 2023, após comprar o Twitter por US$ 44 bilhões no fim de 2022.
Na época, Musk afirmou que Yaccarino cuidaria principalmente das operações comerciais da empresa, enquanto ele se dedicaria ao desenvolvimento de produtos e tecnologias.
Linda Yaccarino, ex-CEO do X, e Elon Musk
Brendan SMIALOWSKI/Jim WATSON /AFP
Ao assumir o cargo, a executiva teve como desafio reconquistar grandes anunciantes, que haviam reduzido os investimentos na rede após meses de turbulência que se seguiram à aquisição de Musk.
Segundo a agência Associated Press, as empresas cortaram gastos com publicidade, principal fonte de receita do X, por temerem que a flexibilização das regras de conteúdo permitisse a propagação de discursos de ódio.
Grok, IA de Musk integrada ao X, exalta Hitler em postagens e apaga conteúdo
Grok, inteligência artificial de Elon Musk, exalta Hitler em posts no X
Dois anos depois, as preocupações continuam, com a recente onda de comentários antissemistas no Grok gerando críticas de usuários.
O perfil oficial da IA no X fez uma publicação nesta quarta reconhecendo as mensagens inadequadas. “Estamos trabalhando ativamente para remover as postagens inapropriadas”, publicou a conta da IA, sem dar mais detalhes.
Veja o post da CEO sobre a demissão:
Initial plugin text
Após dois anos incríveis, decidi deixar o cargo de CEO do X.
Quando Elon Musk e eu conversamos pela primeira vez sobre sua visão para o X, eu sabia que seria a oportunidade da vida de realizar a missão extraordinária desta empresa. Sou imensamente grata a ele por me confiar a responsabilidade de proteger a liberdade de expressão, reerguer a empresa e transformar o X no ‘Aplicativo Tudo’.
Estou incrivelmente orgulhosa da equipe do X – a histórica reviravolta nos negócios que alcançamos juntos foi nada menos que notável.
Começamos com o trabalho crítico e necessário de priorizar a segurança de nossos usuários — especialmente crianças — e restaurar a confiança dos anunciantes. Esta equipe trabalhou incansavelmente, desde inovações revolucionárias como as Notas da Comunidade e, em breve, o X Money, até trazer as vozes e os conteúdos mais icônicos para a plataforma. Agora, o melhor ainda está por vir, com o X entrando em um novo capítulo com o xAI.
O X é verdadeiramente uma praça digital para todas as vozes e o sinal cultural mais poderoso do mundo. Não teríamos conseguido isso sem o apoio dos nossos usuários, parceiros de negócios e da equipe mais inovadora do mundo.
Estarei torcendo por todos vocês enquanto continuam mudando o mundo. Como sempre, nos vemos no X.