Chefe de força-tarefa tecnológica DOGE renuncia ao cargo

doge, elon musk, eua

Ted Carstensen, vice-administrador do U.S. Digital Service (USDS) – organização que recentemente foi renomeada para Departamento de Eficiência Governamental de Elon Musk (DOGE) –, decidiu deixar o cargo em vez de aceitar a proposta de “Desvio no Caminho”, uma opção de demissão adiada oferecida a funcionários federais.

“Escrevo para informar que decidi me desligar do USDS e que hoje será meu último dia”, afirmou Carstensen em um comunicado interno enviado aos colegas, obtido pelo The Verge. “Não estou pegando o desvio, mas, após discussões com minha família e conselheiros de confiança, decidi que chegou o momento de seguir um caminho diferente”, completou ele.

Pouco depois do anúncio de sua saída, um juiz federal determinou o adiamento do prazo de demissão vinculado ao plano de reestruturação de Musk, que estava previsto para quinta-feira (6), até a realização de uma audiência marcada para 10 de fevereiro.

Leia também: Mais de 100 organizações pedem que governos reconheçam impactos ambientais da IA

De acordo com funcionários que pediram anonimato para falar sem autorização do governo, a renomeação do USDS para DOGE mergulhou a organização em um cenário de incertezas.

Embora uma ordem executiva do ex-presidente Trump tenha colocado Musk no comando da agência, os cerca de 200 engenheiros, gerentes de produto e designers do USDS continuam operando de forma independente da pequena equipe DOGE, composta por jovens programadores recrutados pelo CEO da Tesla.

Durante uma reunião geral do USDS na última terça-feira (4), Carstensen declarou que não estava em contato com Musk e sua equipe do DOGE. Ele também informou aos funcionários que receberiam novos laptops de trabalho e endereços de e-mail. Enquanto isso, os colaboradores foram instruídos a interromper o uso do Slack para comunicação interna, à medida que a organização é transferida do Escritório de Gestão e Orçamento para o Gabinete Executivo do Presidente.

Em sua mensagem de despedida, Carstensen destacou a importância do trabalho no USDS para sua trajetória profissional: “Minha experiência no U.S. Digital Service foi uma das melhores fases da minha carreira. Acredito profundamente na missão da organização e fui inspirado diariamente pelo compromisso, gentileza e inteligência da equipe. Serei eternamente grato pela oportunidade de trabalhar ao lado de vocês e de servir como vice-administrador.”

Ele concluiu desejando sucesso aos colegas: “Era essencial para mim garantir que todos pudessem escolher seu próprio caminho, e agora chegamos a esse momento. Espero que cada um de vocês encontre o melhor caminho a seguir. Manterei contato e estarei torcendo por vocês.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!