Chuvas em São Paulo causam alagamentos e deixam mais de 68 mil imóveis sem energia

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção nesta sexta-feira (18) após as fortes chuvas que atingiram a capital e geraram alagamentos em diversos pontos. Na Zona Leste, ao menos dois córregos transbordaram, sendo um deles no Córrego Guaratiba, em Guaianazes, e o outro no Córrego Itaim, em Itaim Paulista. Na Grande São Paulo, 68.871 imóveis estão sem luz, segundo a Enel. Até às 18h, o Corpo de Bombeiros tinha atendido nove ocorrências de quedas de árvore, todas na Zona Leste, quatro casos de inundações e enchentes, em Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, e na Zona Leste da capital. A previsão é de mais chuva para o feriado de Páscoa e Tiradentes, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Bahia devem enfrentar condições climáticas adversas, com a passagem de uma frente fria pelo oceano influenciando também o sul do país.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em São Paulo, as precipitações mais intensas devem ocorrer nas áreas do oeste e centro-norte, enquanto o litoral paulista deve registrar chuvas de intensidade moderada. No domingo, a previsão indica uma queda nas temperaturas em algumas localidades do estado. A nova frente fria que se aproxima do Sul do Brasil deve causar instabilidades climáticas, afetando inicialmente o centro-norte do Rio Grande do Sul. O avanço dessa frente está previsto para ocorrer entre amanhã, 19 de abril, e domingo, 20 de abril. Além disso, o oeste de Santa Catarina e do Paraná também devem ser impactados, com chuvas moderadas esperadas.

Com a chegada do final de semana, a massa de ar frio pode resultar na formação de geadas fracas nas regiões mais ao sul do país. Essa mudança nas condições climáticas pode trazer um alívio temporário das altas temperaturas que têm predominado. O Inmet emitiu dois alertas laranja nesta sexta-feira, 18, devido ao risco de chuvas intensas. O primeiro alerta, que se estende até amanhã, abrange Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, prevendo chuvas que podem variar entre 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia. O segundo alerta, que é válido apenas para hoje, afeta o Paraná, Mato Grosso do Sul e partes do interior paulista, com chuvas que podem alcançar até 100 mm/dia e ventos fortes entre 60 e 100 km/h.

Publicado Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA