CIOs no Brasil ainda esbarram na falta de confiança em dados coletados, diz estudo

dados coletados

A maioria dos líderes de TI no Brasil ainda não confia nos dados coletados, concluiu o estudo “State of Data and Analytics”, realizado pela Salesforce e Tableau. Ao mesmo tempo, 93% dos líderes entrevistados afirmam que buscam impulsionar as prioridades de negócios com análises de dados.

“Os líderes de análise e de TI estão cada vez mais focados na implementação de estratégias de governança de dados e na promoção de uma cultura de dados sólida. Essa abordagem será fundamental para as empresas brasileiras ampliarem a confiança nas informações e explorar o potencial da IA”, explica Jaime Müller, Country Manager Brasil da Tableau, empresa Salesforce.

Dos líderes empresariais entrevistados, 45% afirmam que confiam completamento na precisão de seus dados. O maior obstáculo para eles é o alto volume de dados, enquanto os líderes de análise e TI citam ameaças à segurança como seu desafio de dados número um.

Leia mais: AWS: governança de dados é necessária para adoção massiva de IA generativa

De acordo com o estudo, para maximizar o valor e a confiança dos dados, os líderes de análise e TI se apoiam na governança de dados. 86% dos entrevistados usam governança de dados para garantir e certificar a qualidade dos dados e 73% dos líderes estão investindo mais em treinamento de dados para o próximo ano com objetivo de fortalecer a cultura interna de dados.

Dados e Inteligência Artificial

A pesquisa lembra da relação próxima entre dados e inteligência artificial, já que o avanço da tecnologia depende de dados confiáveis e seguros. Por não confiarem tanto em seus dados, 75% dos líderes do Brasil estão preocupados em perder os benefícios da IA. Isso pressiona as equipes de gerenciamento de dados a alimentarem algoritmos com dados de alta qualidade. Para 89% dos entrevistados do país estes avanços em IA tornam o gerenciamento de dados uma alta prioridade.

O relatório ainda destaca a conexão vital e a necessidade urgente de dados confiáveis, agora mais do que nunca. A rápida evolução da IA está impulsionando essa demanda, ao mesmo tempo em que apresenta desafios relacionados à segurança.

“Para lucrar com as promessas da IA, os líderes devem, antes de tudo, colocar seus dados em ordem. Alimentar uma IA eficaz — generativa ou não — requer entradas de dados confiáveis. Por isso, também é importante que as empresas contem com fornecedores que se atentem à questão de segurança”, reforça Gabriel Dornella, diretor sênior de engenharia de soluções na Salesforce.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!