CI&T alcança operação com 100% de energia renovável no Brasil

Extensa fazenda solar com múltiplos painéis fotovoltaicos refletindo a luz do sol ao entardecer. O cenário é rodeado por vegetação e colinas ao fundo, sob um céu azul com algumas nuvens. A imagem transmite a ideia de energia renovável e sustentabilidade.

O caminho para uma operação sustentável é algo que diversas empresas buscam. Esta semana, a CI&T, companhia de transformação digital, anunciou que chegou a este marco nas operações brasileiras. Agora com o Certificado de Energia Renovável, a organização destacou que o consumo de todos os escritórios no Brasil estão operando com 100% de energia renovável, incluindo trabalhadores em regime remoto.

Em seu relatório ESG de 2024, documento publicado anualmente desde 2021, a CI&T também falou de avanços das iniciativas de diversidade e a contribuição para a preservação ambiental. Entre os investimentos na área estavam a compensação de emissões e a conservação da biodiversidade, com apoio ao Legado das Águas, a maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil, fortalecendo a preservação ecológica.

O compromisso da empresa com a transparência e a sustentabilidade também foi reconhecido pelo Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol pela segunda vez consecutiva. A premiação é destinada às organizações que demonstram excelência na divulgação de dados sobre emissões de gases de efeito estufa.

Leia também: Tecnologia sem sonho é pesadelo: por que precisamos imaginar futuros que sirvam a todos

“Ter as operações do Brasil totalmente com energia renovável continua sendo um marco crucial para a empresa. Isso não só assegura que nossas operações se mantenham sustentáveis e livres das emissões relacionadas ao consumo de energia, mas também reflete nosso compromisso com a compensação de emissões e a conservação da biodiversidade.”, afirma Cinthia Oliveira, head global de ESG na CI&T.

Ainda de acordo com seu relatório, em 2024, a CI&T reafirmou seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão com 47,2% das contratações do ano sendo de profissionais sendo pertencentes a grupos sub-representados, como mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência (PcD) e pertencentes à comunidade LGBTQIAPN+. Atualmente, 51% dos funcionários da empresa pertencem a estes grupos.

A companhia também foi reconhecida pela Forrester, consultoria norte-americana especializada em medir o impacto da tecnologia para clientes e o público, como líder em serviços de desenvolvimento moderno de aplicações, figurando no ranking The Forrester Wave: Modern Application Development Services, Q1 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!