Embratel é integrada ao grupo Claro empresas e anuncia reestruturação

Imagem do time de liderança da Claro, posando em um ambiente corporativo com iluminação moderna e fundo com divisórias verticais. Da esquerda para a direita estão: Rodrigo Marques, CEO da Claro, vestindo terno escuro; Roberta Godoi, CEO da Unidade para Pequenas e Médias Empresas, com vestido vermelho e sorrindo; José Félix, presidente, com paletó cinza claro e braços cruzados; e José Formoso, CEO da Unidade de Grandes Empresas e Governo, usando terno escuro e óculos. Todos demonstram postura confiante e profissional

A Claro, operadora de telefonia, anunciou nesta quarta-feira (2) a reestruturação da Claro Empresas, com um segmento especializado em soluções e consultorias B2B, que integrará a Embratel. A união das duas companhias, segundo o anúncio, tem como objetivo concentrar todo o conhecimento em tecnologia sob uma única marca, para orientar e apoiar a jornada de transformação dos negócios, com agilidade e segurança.

A estrutura da Claro Empresas contará com duas unidades de negócio: uma voltada para grandes corporações e o setor público, e outra direcionada a pequenas e médias empresas. A reorganização reflete uma estratégia de ampliação e consolidação da presença em diferentes segmentos, com duas frentes atuando no B2B e uma (Unidade de Consumo) no B2C.

Nesta nova fase, toda a expertise da Embratel passa a integrar a Claro Empresas. José Formoso assumirá a liderança da unidade voltada às grandes corporações e ao Governo, enquanto a nova unidade para pequenas e médias empresas será comandada por Roberta Godoi, que tem como desafio expandir a participação da Claro nesse setor da economia brasileira.

Leia mais: Rodrigo Xavier, coCEO da V8.Tech: o que o Everest ensina sobre liderar? | IT Forum Líderes

“As pequenas e médias empresas têm nos desafiado a buscar e oferecer soluções que vão além da conectividade, atendendo à crescente demanda por recursos de segurança, armazenamento de dados em nuvem e até fornecimento de equipamentos. E entregar ao cliente o que ele precisa de forma simples, ágil e com a qualidade da Claro”, afirma Roberta.

Rodrigo Marques, que assumiu o cargo de CEO da Claro no início de 2025, é o responsável por liderar as unidades de consumo e de pequenas e médias empresas, além das demais vice-presidências operacionais da companhia.

“Temos uma trajetória de pioneirismo, tendo lançado o primeiro satélite brasileiro, realizado a primeira transmissão em cores via satélite no país e conectado os Jogos Rio 2016 com o mundo. Trouxemos a internet para o Brasil e fomos precursores em todas as gerações de banda larga fixa e móvel, com fibra e 5G. Inovamos até aqui, e agora iniciamos uma nova era, com grandes oportunidades”, analisa José Félix, presidente da Claro.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!