Com Silvio Luiz e Flávio Prado, a Rádio Record fez sucesso ao transmitir a Copa de 1982

“Veja a Copa na televisão e torça com Silvio Luiz na Rádio Record.” Com esse slogan, a Rádio Record brilhou na cobertura da Copa de 1982, disputada na Espanha. A história é interessante e merece destaque neste “Memória da Pan”. A TV Globo teve o monopólio das transmissões do Mundial, lembrado pelo desempenho da seleção brasileira, treinada por Telê Santana. Sem os direitos de TV, o Grupo Record, ainda de propriedade da família Carvalho, mesma da Jovem Pan, adotou uma estratégia ousada, ao levar para o rádio uma transmissão de televisão. Uma grande campanha de marketing, com publicações na imprensa escrita, chamou a atenção. Na verdade, foi uma febre. Os telespectadores assistiam aos jogos pela TV, mas ouviam o áudio da Record.
As estrelas da televisão Record foram escaladas: o narrador Silvio Luiz (1934-2024), o comentarista Pedro Luiz Paoliello (ícone da narração esportiva no rádio) e Flávio Prado, hoje da Jovem Pan, fazia reportagens. Os áudios dessas transmissões estavam perdidos no tempo até que um colega meu de faculdade, Ubiratan Leal, jornalista da ESPN, me contou que o pai dele tinha gravado trechos dos jogos da seleção com o som da Record. Creio que não existam outras cópias.

Imagem: Chamada publicada nos jornais (Acervo/Thiago Uberreich)
Campanha da seleção brasileira na Copa de 1982
Primeira fase
Brasil 2×1 URSS – Sevilla
Brasil 4×1 Escócia – Sevilla
Brasil 4×0 Nova Zelândia – Sevilla
Segunda fase
Brasil 3×1 Argentina – Barcelona
Brasil 2×3 Itália – Barcelona
Zico, Sócrates, Falcão, Serginho Chulapa, Éder, Júnior, Leandro e Toninho Cerezo eram as estrelas da equipe comandada por Telê Santana. A seleção encantou o mundo, mas foi eliminada pela Itália, no Estádio Sarriá, em Barcelona, no fatídico 5 de julho de 1982. Abaixo, três links para ouvir trechos das transmissões pela rádio Record. Espero que goste!