Embraer anuncia adesão a fundo da United Airlines para combustível sustentável
A fabricante brasileira de aviões Embraer anunciou na quarta (14) que aderiu ao Sustainable Flight Fund, fundo da americana United Airlines Ventures (UAV) criado para estimular o uso de combustível de aviação sustentável (SAF). O dinheiro é investido em startups inovadoras que atuem nesse campo.
O SFF foi lançado em fevereiro de 2023 e agora com 22 parceiros de diversos setores da indústria. São mais de US$ 200 milhões comprometidos no investimento em startups voltadas ao processo de descarbonização do transporte aéreo.
Leia também: Projeto Água Tica da Intel restaura mais de 46 milhões de água por ano na Costa Rica
Segundo Leonardo Garnica, líder de inovação corporativa da Embraer, a entrada da empresa brasileira “está alinhada ao nosso compromisso de desenvolver e apoiar soluções inovadoras e sustentáveis que atendam à crescente necessidade de energia limpa para a aviação”. O executivo diz que a colaboração vai acelerar a produção de SAF em larga escala “à medida que a indústria da aviação avança na meta de ter emissões líquidas zero até 2050”.
Metas da Embraer
Em comunicado, a Embraer diz que o uso de SAF é chave para atingir metas de sustentabilidade do setor de aviação, e que fontes de energia renováveis podem diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) em até 80%, na comparação com o combustível de aviação tradicional. A Embraer quer alcançar operações neutras em carbono até 2040.
A empresa já realizou testes bem-sucedidos de voo com SAF puro e “continua a explorar novas maneiras de reduzir seu impacto ambiental por meio de parcerias estratégicas, inovação, pesquisa e desenvolvimento em sistemas alternativos de propulsão com emissão zero”.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!