Computação quântica: a chave para resolver os desafios futuros da humanidade
A computação quântica emerge como uma das tecnologias com maior potencial disruptivo: sua capacidade permite resolver problemas complexos, muitos dos quais não poderiam ser abordados pela computação tradicional. Durante a primeira edição do The Future Uncovered, um evento que reuniu especialistas da NTT DATA e profissionais de comunicação, foram direcionadas discussões sobre as oportunidades e desafios que envolvem essa tecnologia.
Leia mais: IBM avança na computação quântica para atividades técnicas e científicas
Impactos da computação quântica
Um dos aspectos abordados pelos executivos da NTT Data foi a capacidade da computação quântica em lidar com a mudança climática. Através de modelos avançados, será possível prever eventos extremos e desastres naturais, além de desenvolver estratégias eficazes para mitigar os impactos ambientais.
Outra área de destaque foi a resposta à crise alimentar e demográfica. A computação quântica poderá vincular a demanda por alimentos ao planejamento agrícola, oferecendo técnicas avançadas para prever o crescimento populacional e gerar estratégias adequadas.
Na esfera da saúde, a tecnologia quântica mostra seu potencial ao simular moléculas complexas para pesquisa farmacêutica, otimizar algoritmos para análise genômica e aprimorar a velocidade e precisão dos diagnósticos médicos.
De acordo com Luis Quiles, diretor na NTT Data Americas e especialista em tecnologias disruptivas, os setores governamentais também podem se beneficiar, por garantir uma “maior segurança das comunicações e dos dados sensíveis, além do desenvolvimento de algoritmos para otimização de recursos governamentais”. Além disso, também permite a simulação de cenários complexos para o planejamento estratégico.
No contexto ambiental, a computação quântica abre portas para novos processos na produção e distribuição de energia, além do desenvolvimento de materiais mais eficientes e a pesquisa de fontes de energia inovadoras.
O executivo também cita o setor de mineração, que também vislumbra avanços, desde a exploração até a extração, com modelagem eficiente para identificação de depósitos minerais e análise de dados geofísicos complexos.
Por fim, indústrias diversas, como manufatura, logística e setor financeiro, estão destinadas a passar por uma revolução. A computação quântica oferece oportunidades para otimização de processos e minimização de riscos.
Oportunidades para a América Latina
Com a adoção da computação quântica, a América Latina tem a oportunidade de expandir seus horizontes em termos de sustentabilidade e posicionar-se como uma força inovadora em um campo tecnológico que está moldando o futuro global – além de abordar desafios específicos relacionados à energia limpa e à crise climática.
“Estamos diante de uma mudança radical: nem a programação quântica nem o stack de tecnologia quântica se assemelham às suas versões clássicas. Então, começar a adquirir conhecimentos e experiência desde já pode fazer a diferença para liderar no futuro com essa tecnologia”, afirma Evandro Armelin, diretor de Data & Analytics da NTT Data Americas.
A adoção da computação quântica poderá se massificar em um prazo de cinco a dez anos. Segundo o executivo, o cenário da computação quântica está se encaminhando para uma possível massificação nos próximos cinco a dez anos. Contudo, Armelin afirma que é crucial começar a explorar essa tecnologia desde já, especialmente para organizações que dependem intensivamente de dados ou que precisam simular cenários complexos do mundo real.
O executivo aponta que como uma tecnologia radical que está sendo testada e desenvolvida por diversos atores, a qualquer momento ela pode ter um salto de potencialidades – assim como ocorreu com a Inteligência Artificial (IA).
“No desenvolvimento da computação quântica, não esperamos uma evolução constante e uniforme. Considerando as diversas alternativas emergentes em hardware quântico, juntamente com um ecossistema em expansão de software e algoritmos quânticos, é provável que vejamos avanços disruptivos e imprevistos nos próximos anos”, diz Quiles. “As empresas pioneiras na adoção da computação quântica têm maiores chances de obter vantagens competitivas significativas e duradouras, estabelecendo um alto limiar para os concorrentes que ingressarem mais tarde nesse campo”, completa.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!