Corpo de Pelé chega à Vila Belmiro para velório, que deve durar 24 horas; acompanhe

Torcedores e fãs começam a se despedir de Pelé nesta segunda-feira, 8. O Rei do Futebol faleceu na última quinta-feira, 29, aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do seu câncer no cólon. O corpo do ex-jogador foi transferido do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para a cidade de Santos, no litoral paulista, durante a madrugada desta segunda-feira, 2. A chegada ocorreu por volta das 3h40. O velório público de 24 horas ocorrerá na Vila Belmiro, e começa a partir das 10h, com expectativa de visitação maciça e muitas homenagens para aquele que muitos consideram como o maior jogador de futebol da história.

O corpo de Pelé ficará no centro do gramado do estádio, com capacidade para 16.000 pessoas, como informou o clube paulista. Todos que quiserem se despedir de Pelé deverão entrar pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. Três bandeiras gigantes foram vistas neste domingo, 1, sendo colocadas nas arquibancadas: uma com o craque de costas, mostrando a camisa 10 que ele imortalizou, e outras com as mensagens “Viva o rei” e “Pelé 82 anos”.

A previsão é de que o acesso ao estádio será permitido de forma ininterrupta até as 10h de terça-feira. Na sequência, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé, e seguirá até a Memorial Necrópole Ecumênica, por volta das 14h, para o sepultamento reservado aos familiares.


9h52 – Presidente da CBF promete homenagens e preservação da história de Pelé

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou com os jornalistas ao chegar na Vila Belmiro, dizendo que a Confederação fará “todas as homenagens possíveis” e que lutará para “preservar a história” do Rei. “Hoje é um momento de dor para todos os fãs do futebol. Estou aqui para reverenciar a memória desse ídolo de todos nós. Quero reafirmar aqui que a CBF fará todas as homenagens possíveis ao maior atleta de todos os tempos. Pelé é eterno. Uma das minhas missões na CBF a partir de agora será a de preservar a sua história e perpetuar o seu legado”, disse.


9h36 – Clubes, jogadores, famosos e autoridades enviam coroas de flores em homenagem ao Rei

A Vila Belmiro já recebeu diversas coroas de flores enviadas em homenagem ao Rei. Dentre os remetentes, estão clubes, como São Paulo e Real Madrid; jogadores como Vinícius Jr. e Neymar; famosos como o narrador Galvão Bueno e o cartunista Mauricio de Sousa; e autoridades internacionais, com o o presidente da Coreia do Sul.

Coroa de Flores para Pelé

Coroa de flores enviada por Galvão Bueno para o velório do Rei | (ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO)


9h23 – Presidentes da Fifa e da Conmebol chegam à Vila Belmiro

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, e da Conmebol, Alejandro Domínguez, chegaram à Vila Belmiro para participar do velório do Rei Pelé, eles estão acompanhados do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Em declaração aos jornalistas, Infantino pediu para que todo o mundo respeite um minuto de silêncio pela morte do Rei e garantiu que o eterno camisa 10 será homenageado. “Como Fifa, vamos homenagear o ‘Rei’ e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio”, afirmou.


8h55 – Fãs formam filas para se despedir do Rei do Futebol

O início do velório está marcado para as 10h. Entretanto, mais de uma hora antes do começo da cerimônia, fãs do Rei e torcedores do Santos já formam filas nos arredores da Vila Belmiro para se despedirem do Rei. Eles carregam faixas, cartazes e bandeirões com homenagens a Pelé. A entrada dos torcedores acontecerá pelos portões 2 e 3, enquanto a saída será pelos portões 7 e 8.

Filas Velório Pelé

Torcedores já começam a formar filas para se despedirem de Pelé | (MARCELLO ZAMBRANA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)