Como criar valor sistematicamente com IA generativa

Imagem representando a integração de inteligência artificial com o mundo. Uma pessoa segura uma representação digital do globo terrestre em uma mão e, na outra, um cérebro estilizado com o símbolo 'AI' no centro, simbolizando tecnologia avançada e conexão globalHomem em traje formal segurando uma representação digital do globo terrestre em uma mão e um símbolo de cérebro com um chip de inteligência artificial (AI) na outra. A imagem destaca a integração entre tecnologia avançada e gestão global, com circuitos e luzes azuis que simbolizam inovação, conectividade e o impacto da inteligência artificial no mundo (IA, Inteligência Artificial, IA, gigantes, generativa, empresa, startups, gestão, OpenAI Anthropic, código aberto, setor financeiro, open, valor, estudo, ia generativa)

Desde o lançamento do ChatGPT para empresas, em março de 2023, organizações de todos os tamanhos e setores têm corrido para desbloquear valor com a IA generativa (Gen IA). Apesar da rápida expansão das capacidades da tecnologia, a maioria das empresas não conseguiu avançar significativamente na criação de valor.

Na visão de Todd McLees, fundador da humanskills.ai e especialista em IA Generativa, Nicole Radziwill, cientista de dados e autora de livros sobre transformação digital, e Greg Satell, cofundador da ChangeOS e autor de best-sellers sobre inovação, isso acontece porque poucas organizações desenvolveram estratégias coerentes para criar e capturar valor com a IA generativa.

Segundo eles, que escreveram para a revista Harvard Business Review, não surpreende que muitos programas careçam de estrutura ou planejamento. Em geral, as empresas adquirem acesso aos serviços de IA generativa, disponibilizam a tecnologia para os funcionários e esperam resultados.

Leia também: Workiva: plataforma de automação de relatórios quer crescer cinco vezes em dois anos no Brasil

Nos últimos 18 meses, eles trabalharam com empresas para desenvolver habilidades para uma colaboração eficaz com IA gen. Nesse processo, criaram uma ferramenta simples: a pirâmide de criação de valor com IA generativa. Essa abordagem já ajudou muitas organizações a avançarem significativamente no curto prazo.

Pirâmide de criação de valor com IA generativa

De acordo com os especialistas, a diferença entre ganhos incrementais e transformadores com IA generativa não está na sofisticação técnica ou na visão estratégica, mas em um entendimento compartilhado sobre o que impulsiona o desempenho organizacional. A pirâmide fornece um quadro claro para avaliar a maturidade em IA generativa e desenvolver as capacidades necessárias para criar e capturar valor.

A pirâmide identifica quatro níveis de competência para construir valor sistematicamente:

  1. Melhorias individuais: aumentar a produtividade individual, desenvolver habilidades básicas em IA e alcançar ganhos rápidos e mensuráveis.
  2. Inteligência coletiva: criar entendimento compartilhado em equipes, integrar a IA como membro do time e facilitar a colaboração entre funções.
  3. Transformação e crescimento: reimaginar processos, melhorar a experiência do cliente e equilibrar inovação com expertise.
  4. Inovação visionária: criar mercados, produtos e serviços, transformando relações com clientes e stakeholders.

Melhorias individuais

Pesquisas mostram que indivíduos podem aumentar suas capacidades rapidamente com a IA generativa. Por exemplo, agentes de atendimento ao cliente resolveram problemas até 34% mais rápido, engenheiros de software entregaram 26% mais código e cientistas de dados concluíram tarefas em 10% menos tempo.

Entretanto, esses ganhos são limitados quando aplicados ao nível organizacional, sendo comparados a tecnologias que substituem trabalhadores sem aumentar a produtividade geral. Muitas empresas permanecem nesse estágio inicial, em que o impacto é mínimo e o risco de ficar para trás aumenta.

Inteligência coletiva

Os especialistas revelam, então, que o desempenho das equipes melhora quando se constrói um entendimento compartilhado do trabalho. IA generativa pode fechar lacunas de comunicação, reduzir viés nas decisões e resolver conflitos rapidamente.

Por exemplo, um time de inovação sobrecarregado após uma fusão conseguiu redefinir expectativas com stakeholders usando IA generativa, aumentando a produtividade em semanas.

Tratar a IA como um membro especializado da equipe desbloqueia um potencial colaborativo mais profundo, promovendo resultados significativos.

Transformação

Além de melhorar processos, a IA generativa pode transformar como o trabalho é feito. No entanto, tarefas críticas exigem protocolos éticos e de segurança robustos. Criar espaços seguros para experimentar práticas inovadoras é essencial para alcançar essa transformação.

Inovação visionária

Nesse nível, a IA generativa pode revolucionar mercados e produtos. Pesquisas mostram que laboratórios de P&D aumentaram a descoberta de materiais em 44% e geraram 39% mais patentes com IA gen. Porém, desafios, como menor satisfação no trabalho, precisam ser endereçados com treinamentos de habilidades humanas.

Empresas visionárias devem mapear experiências que impactem diretamente seus negócios, buscando escalabilidade e valor para os clientes. Um workshop recente exemplificou isso: uma equipe criou personas de clientes com IA generativa, revelando falhas em mensagens de marketing e inspirando novos insights.

Pirâmide na prática

Com uma abordagem estruturada, é possível progredir rapidamente:

  • Descoberta (60 minutos): inventariar o uso atual da IA generativa e identificar oportunidades.
  • Priorização (30 minutos): avaliar casos de uso com foco em impacto e viabilidade.
  • Prototipagem (90 minutos): desenvolver protótipos para demonstrar valor transformacional.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!