Custos atrapalham brasileiros no desenvolvimento de habilidades digitais

Uma nova pesquisa encomendada pela IBM buscou avaliar as expectativas e conhecimentos dos brasileiros em relação às funções STEM (acrónimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Se por um lado 80% dos ouvidos se mostraram otimistas quanto ao emprego de habilidades digitais na próxima década, por outro o custo financeiro se mostrou o fator mais importante quando se pensa em desenvolver essas habilidades e obter certificados digitais.

No Brasil, 63% dos entrevistados se preocupam com esses custos. Nesse sentido, ser capaz de continuar trabalhando enquanto obtém certificados é importante para quem está mudando de carreira na percepção dos entrevistados. Globalmente, a maior barreira para o desenvolvimento de habilidades profissionais ou técnicas para os alunos é que eles não sabem por onde começar.

Apesar dos resultados, há uma grande vontade dos brasileiros em buscar uma capacitação em STEM e uma carreira em tecnologia. No entanto, há lacunas de conhecimento no setor, com o estudo observando que a maioria dos brasileiros que estão em busca de um novo emprego relacionado à STEM não estão familiarizados com as opções de carreira da área.

Leia ainda: 5 cursos gratuitos para aprender sobre Inteligência Artificial

Há ainda uma forte preocupação em relação à empregabilidade do setor. Mais de 70% das ações acham que não conseguirão encontrar um emprego STEM que pague o suficiente, enquanto 60% dos profissionais em busca de um novo emprego e 67% dos que estão em transição de carreira acham que não estão qualificados para trabalhar em um emprego na área, porque não possuem os diplomas acadêmicos adequados.

A obtenção de uma certificação digital se mostrou importante para os ouvidos. Mais de oito em cada dez que obtiveram uma concordam que foi útil para alcançar seus objetivos de carreira.

“O estudo mostra que ainda existe uma falta de conhecimento das pessoas sobre como adquirir habilidades em STEM e seguir uma carreira nessa área”, afirma Victor Piotto, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM Brasil. “Acreditamos que é nosso papel, como empresa de tecnologia e consultoria, democratizar o acesso a esse conteúdo para apoiar os brasileiros nesse caminho e oferecer capacitação gratuita para formar futuros talentos”.

O estudo realizado pela Morning Consult ouviu alunos e candidatos a emprego que mudaram de carreira em 13 países, entre eles o Brasil.