Databricks anuncia aquisição da Tabular

A Databricks acaba de anunciar um acordo para a aquisição da Tabular, companhia de gerenciamento de dados fundada por Ryan Blue, Daniel Weeks e Jason Reid. Ao reunir os criadores originais do Apache Iceberg™ e do Delta Lake da Linux Foundation, a companhia promete ajudar na compatibilidade de dados, para que as organizações não fiquem limitadas aos formatos em que seus dados estão.
A empresa deve trabalhar em cooperação com as plataformas Delta Lake e Iceberg para trazer maior compatibilidade de formatos para o Lakehouse, tanto a curto prazo, dentro do Delta Lake UniForm, quanto a longo prazo, evoluindo para um padrão único, aberto e comum de operacionalidade. Com a aquisição, Databricks e Tabular trabalharão juntas em prol de uma visão única sobre lakehouses abertos.
Leia também: Databricks levanta US$ 500 milhões em Série I e é avaliada em US$ 43 bi
“A Databricks foi pioneira no lakehouse e, nos últimos quatro anos, o mundo adotou essa a arquitetura, combinando o melhor dos data warehouses e dos data lakes para ajudar os clientes a diminuir o custo total de propriedades (TCO), adotar o open source e desenvolver projetos de IA mais rapidamente. Infelizmente, o paradigma do lakehouse foi dividido entre os dois formatos mais populares: Delta Lake e Iceberg. A Databricks e a Tabular vão trabalhar com a comunidade de código aberto para aproximar esses dois formatos ao longo do tempo, aumentando a abertura e reduzindo os silos e o atrito para os clientes”, afirma Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks.
Blue concorda ao dizer que a criação do Apache Iceberg vai ao encontro da resolução de desafios críticos de dados com foco em correção, desempenho e escalabilidade. “Tem sido incrível ver a popularidade do Iceberg e do Delta Lake crescer massivamente, em grande parte impulsionada pelo fato do lakehouse open source ter se tornado o padrão do setor. Ao nos unirmos à Databricks, pretendemos construir a melhor plataforma de gestão de dados baseada em formatos abertos de lakehouse, para que as companhias não tenham de se preocupar em escolher o formato ‘correto’ ou ficarem presas a formatos de dados proprietários”, comemora.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!