Databricks anuncia aquisição da Neon por US$ 1 bilhão

A americana Databricks anunciou essa semana a intenção de adquirir a também americana Neon, especialista em PostgreSQL open-source e sem servidores. A aquisição de US$ 1 bilhão ainda depende de aprovações regulatórias.
A empresa compradora justifica o negócio dizendo que o mercado de bancos de dados se prepara para “uma ruptura sem precedentes” devido à inteligência artificial, e que a Databricks quer investir na experiência do desenvolvedor. A solução da Neon, segundo a empresa, foi desenvolvida justamente para oferecer suporte a fluxos de trabalho agênticos.
Veja também: Parcerias de empresas com universidades em IA ainda são limitadas
Telemetria interna recente indica que mais de 80% dos bancos de dados provisionados na Neon foram criados por agentes de IA, e não por humanos, ressaltando o crescimento das cargas de trabalho agênticas. Essas cargas diferem dos padrões conduzidos por humanos em três aspectos importantes, segundo a companhia: velocidade e flexibilidade; proporcionalidade de custos; e código aberto.
“A era dos aplicativos nativos de IA e orientados por agentes está remodelando o que um banco de dados deve fazer”, diz em comunicado Ali Ghodsi, cofundador e CEO da Databricks. “Ao trazer a Neon para a Databricks, estamos oferecendo aos desenvolvedores um Postgres sem servidor que pode acompanhar a velocidade agêntica, a economia de pagamento por uso e a abertura da comunidade Postgres.”
Com o negócio, a equipe da Neon será integrada à Databricks.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!